So Wassup? #48 | ‘Mostre e prove’ com Big Daddy Kane, Sauce Money, Scoob, Jay-Z, Shyheim, Ol’ Dirty Bastard e DJ Premier

2
95

Está bem difícil alimentar o site, mas DJ Premier tem sido inspirador, além é claro de alguns nomes nacionais que tem feito trabalhos sinceros e que ainda tem suas raízes fincadas na quebrada e na coletividade. Eu não acredito em ninguém que se diz Hip Hop e exclui o coletivo, pior ainda, exclui os amigos que sonharam juntos com a “árvore da riqueza”. DJ Premier e boa parte do Rap estadunidense dá muitos exemplos sobre coletividade, lealdade e respeito, as apresentações no Grammy (e a tal academia não tem nenhum mérito nisso) foram o exemplo mais recente.

APOIE O BOCADA FORTE

Os vídeos e imagens que viralizaram em nosso meio mostram que mesmo com todos os erros, acertos, avanços e atrasos, o Hip Hop por lá manteve intacto o princípio de coletividade. O Hip Hop nunca precisou dessas tais academias, que foram criadas para excluir e não para incluir, para reconhecer os seus Mestres, como foi o caso de Dr. Dre. O Doutor dos beats fez questão de ressaltar em seu discurso todos os profissionais que o cercam e foi além, mais uma vez reconheceu a importância do DJ Grandmaster Flash como sua principal influência.

Confira a música citada por ele no discurso

O episódio mais recente da série ‘So Wassup?’ se conecta com esse assunto, pois Premier escolheu falar sobre uma música que mostra justamente esse censo de coletividade e respeito entre gerações. Ele consegue resgatar e nos faz lembrar de fatos muito significativos para sua carreira e também para a história do Hip Hop. Ele escolheu a faixa “Show & prove”, um clássico e um exemplo de conexão entre gerações. A música está no álbum ‘Daddy’s Home’ (1994) do Big Daddy Kane, que nessa época já era um MC consagrado e estava entre os nomes mais importantes da cena. BDK era da Juice Crew e essa foi a única música em todos os seus álbuns que teve a produção do Premier. Para as participações (coletividade) ele convidou 5 revelações, todos do Brooklyn – Jay-Z, Sauce Money, Scoob Lover, Shyheim e Ol’ Dirty Bastard. Todos estavam na faixa etária dos 25 anos, com exceção de Shyheim que em 1994 completou 15 anos.

Confira o vídeo da música

O vídeo da música mostra na prática uma Cypher de Rap, bem diferente da banalização e distorção do termo que aconteceu por aqui. No episódio em questão Premier explica que não participou do vídeo por estar em turnê com o Gang Starr, é um dos poucos vídeos de músicas produzidas por ele em que o mesmo não está nas imagens e até por conta disso acredito que muita gente nem lembrava que essa faixa era uma produção dele. Confira ai na playlist o episódio #48, quem não souber inglês é só escolher a opção de traduzir automaticamente para o português.

APOIE O BOCADA FORTE

2 COMENTÁRIOS

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.