RZA versus DJ Premier: O Hip Hop venceu!

Imagem oficial da divulgação da Batalha

A noite de sábado, 11 de abril, véspera do domingo de páscoa, entrou para a história. RZA e DJ Premier, dois dos maiores produtores de Rap de todos os tempos, protagonizaram um momento único. Fosse em tempos “normais”, seria só mais uma Live, mas o mundo vive um momento delicado, os sentimentos estão à flor da pele, estamos necessitados de situações que nos conectem.

Para situar quem não sabe do que se trata, essa Live faz parte de uma série de “batalhas” idealizadas pelos também super produtores Timbaland e Swizz Beatz. Coloquei “batalhas” entre aspas, pois a intenção não é que um dos dois seja o vencedor, apesar de muita gente entender dessa forma –  e não há nenhum problema nisso. O próprio Swizz em uma Live com Fat Joe, um dia antes da live do RZA e Premier, disse que é pela cultura, tanto que eles fazem questão de ligar para os convidados e explicar por telefone do que se trata.

DJ Premier vs RZA

#VERZUZ Recap DJ Premier vs RZA Recap 🔥🔥🔥#verzuztv 🎬@artokoro

Posted by Verzuz on Sunday, April 12, 2020

Nessa mesma Live com o Fat Joe, ambos ficaram criando listas de possíveis “batalhas”. Então Swizz sugeriu Ja Rule x 50cent e Fat Joe disse que seria impossível, por conta das brigas entre eles. Ja Rule estava online, participando, e nos comentários topou. Joe então disse que se isso acontecesse iria derrubar a Internet. Ja Rule comentou, “é pela cultura!” Ele ligou para Fat Joe na mesma hora e explicou que entende bem do que se trata.

As “batalhas” consistem basicamente em duas pessoas com trabalhos conectados de alguma forma, ambos soltam 20 trabalhos autorais, um de cada vez. No final das contas quem ganha é o público, a música, a cultura.

https://fb.com/depdesigncriacao
DEP Design & Criação – https://fb.com/depdesigncriacao
Uma das imagens compartilhadas após a batalha

Não assisti as outras Lives, portanto não tenho nada pra falar sobre, mas assistindo a de ontem (11/4) foi a primeira vez nessa quarentena que consegui me desligar de tudo. A transmissão aconteceu pelo Instagram do DJ Premier. Antes de começar, ele mesmo estava impressionado com a quantidade de pessoas. E não apenas com a quantidade, mas com os famosos, pois muitos artistas, políticos, atletas, gente famosa de todas as áreas estavam acompanhando.

Eu mesmo nunca vi tanto perfil verificado ao mesmo tempo. Enquanto os dois estavam ali, soltando seus clássicos, por muito tempo o público se manteve em mais de 190 mil pessoas ao mesmo tempo. Ao final, com a rotatividade de gente, chegou a pouco mais de 849 mil pessoas. Definitivamente, o Hip Hop venceu!

Claro que algumas pessoas, talvez por não entender a grandiosidade do que aconteceu, se ateve a qualidade do som, mesmo sabendo que é uma Live caseira, sem muita preparação, sem passagem de som, do mesmo jeito que você faz na sua casa. RZA, por exemplo, estava fazendo uma Live pela primeira vez. Todos sabemos que lives via Instagram são transmitidas apenas por Tablets ou smarthphones, e sem uma preparação ou familiaridade com o sistema, o risco de não ficar muito bom é grande. Mas pra mim, particularmente, mesmo sendo muito crítico, não me preocupei nem um pouco com isso.

O Hip Hop me conectou por quase 3 horas, não apenas com duas referências da música Rap, mas com gente do mundo inteiro, das mais diversas camadas sociais. Tinha milionário, ex-presidente, atletas multi-campeões, atores de Hollywood, todos os nomes mais importantes da história da Cultura Hip Hop e tinha a gente, público, fãs, os mais importantes em todo o processo.

Imagem com o total de pessoas que em algum momento acompanharam

Muita gente tem falado que o momento atual é um recomeço, uma chance para nos tornarmos seres humanos melhores, acredito nisso. Mas eu vejo alguns comentários em redes sociais e começo a achar o seguinte: quem já era um ser humano melhor, vai ficar melhor ainda e quem ainda não era, vai ficar ainda pior. Ainda bem que esses são minoria, são barulhentos, chamam a atenção porque são “extremistas”, mas me apego a grande maioria, os que entendem a grandiosidade e a importância de momentos como esse e se deixam levar pela emoção. A esmagadora maioria dos comentários antes, durante e depois da live eram: Obrigado, RZA e DJ Premier! Obrigado, Swizz e Timbaland! O Hip Hop venceu!

É isso! Não poderia ser diferente. Tivemos o prazer de ouvir clássicos sendo tocados pelos seus criadores, com histórias contadas e vividas por eles, reconhecimento, admiração e respeito recíproco. Vimos o Hip Hop em sua essência – Paz, amor, união e diversão! Sim, vai ser cheio de exclamações o texto, e espero que meus parceiros editores não corrijam! O que era pra ser 20×20, virou 28×28 e muita gente ainda queria que continuasse. Até as 10 primeiras músicas, confesso que estava fazendo uma pontuação, como se fossem rounds, mas na 11ª me juntei a esmagadora maioria e decretei empate técnico, agradeci e só segui anotando faixa a faixa. Tenho certeza que muita gente ficou melhor, quem precisava de inspiração, com certeza teve um grande incentivo.

PUBLICIDADE – CONHEÇA A LOJA CENTRAL GIRLS

Abaixo deixo a lista com as 28 músicas de cada um, no final RZA tocou a música “New day” com Jay-Z e Kanye West, ofereceu a todos os pais e chamou seu filho. Ainda tocou mais três músicas, mas essas 4 últimas não entram na lista, pois não tiveram a resposta de Premier que estava mandando seus últimos “salves”. Quem escreve sobre Rap e não conhece muito sobre os dois, ouça cada uma das faixas, é uma aula. Sem classificações de gangsta, boombap, trap e toda essa baboseira de rótulos, foi simplesmente e basicamente, Rap. Ambos fazem parte de duas das fundações mais importantes do Rap, de um lado Wu-Tang Clan e do outro Gang Starr Foundation, mas Premier tem uma lista de artistas que vai muito além da sua crew. Pra quem gosta de batalha, fique à vontade para escolher o melhor, repito, não há problema nenhum nisso. Eu fico com Premier e ainda acho que ele pegou leve e você?

Agora eles resolveram criar um Instagram oficial – www.instagram.com/verzuz.tv

Confira em nosso canal e abaixo a playlist completa de cada um, lado a lado e enquanto o YT permitir, a live está disponível aqui também

Do lado esquerdo RZA / Do lado direito DJ Premier



01 – GZA “Liquid swords” (RZA) vs. Jay-Z “A million & one questions/Rhyme no more” (DJ Premier)
02 – Method Man “Bring the pain” (RZA) vs. M.O.P. “Breakin’ the rules” (DJ Premier)
03 – Wu-Tang Clan “Maria” (RZA) vs. Mos Def “Mathematics” (DJ Premier)
04 – Raekwon “Wu-Gambinos” (RZA) vs. D.I.T.C (Big L e Fat Joe) “The Enemy” (DJ Premier)
05 – Ghostace Killah “Run” (RZA) vs. KRS-One “MCs act like they don’t know” (DJ Premier)
06 – Wu-Tang Clan “Shame on a nigga”(RZA) vs. Das EFX “Real Hip-Hop” (DJ Premier)
07 – Wu-Tang Clan “Protect ya neck” (RZA) vs. Group Home “Livin’ proof” (DJ Premier)
08 – GZA “Cold world” (RZA) vs. D’Angelo “Devil’s pie” (Remix) (DJ Premier)
09 – Wu-Tang Clan “Method Man” (RZA) vs. Gang Starr “Just to get a rep” (DJ Premier)
10 – Ghostface Killah “Motherless child” (RZA) Vs. Jay-Z “D’evils” (DJ Premier)
11 – Raekwon “Verbal intercourse” (RZA) vs. Nas “Nas is like” (DJ Premier)
12 – Ghostface Killah “Buck 50” vs. Gang Starr “The ? remainz” (DJ Premier)
13 – Raekwon “Ice cream” (RZA) vs. Notorious B.I.G “Unbelievable” (DJ Premier)
14 – Ol’ Dirty Bastard “Brooklyn Zoo” (RZA – essa é produção do Truemaster e ODB) vs. Jeru the Damaja “Come clean” (DJ Premier)
15 – Ol’ Dirty Bastard “Shimmy shimmy ya” (RZA) vs. Notorious B.I.G “Kick in the door” (DJ Premier)
16 – Notorious B.I.G “Long kiss goodnight” (RZA) vs. Gang Starr “Above the clouds” (DJ Premier)
17 – Ghostface Killah “Assassination day” (RZA) vs. Nas “N.Y. state of mind” (DJ Premier)
18 – Raekwon “Criminology” (RZA) vs. Gang Starr “Dwyck” (DJ Premier)
19 – Raekwon “Incarcerated scarfaces” (RZA) vs. Royce Da 5’9” “Boom” (DJ Premier)
20 – Method Man “I’ll be there for you/You’re all i need to get by” (RZA) Vs. Notorious B.I.G “Ten Crack Commandments” (DJ Premier)
21 – Wu-Tang Clan “Cream” (RZA) vs. Gang Starr “Mass appeal” (DJ Premier)
22 – Wu-Tang Clan “Wu-Tang Clan ain’t nuthing ta f’ wit” (RZA) vs. Crooklyn Dodgers ’95 (Chubb Rock, O.C. e Jeru The Damaja) – “Return of the Crooklyn Dodgers” (DJ Premier)
23 – Kanye West “Dark fantasy” (RZA) vs. Kanye West, KRS One, Nas, Rakim “Classic” (DJ Premier)
24 – Wu-Tang Clan “Triumph” (RZA) vs. Nas “Represent” (DJ Premier)
25 – Nas “Tanasia” (RZA) vs. Jay-Z “Friend or foe” (DJ Premier)
26 – Raekwon “Hollow bones” (RZA) vs. Jay-Z “So ghetto” (DJ Premier)
27 – Wu-Tang Clan “Gravel pit” (RZA) vs. Christina Aguillera “Ain’t no other man” (DJ Premier)
28 – Wu-Tang Clan “A better tomorrow” (RZA) vs. Nas “I gave you power” (DJ Premier)

https://fb.com/depdesigncriacao
DEP Design & Criação

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.