Memória BF | ‘Daily Operation’, terceiro álbum do Gang Starr completa 30 anos

Publicado pela primeira vez em 05 de maio de 2019. Última edição em 05 de maio de 2022. Memória BF | Relembre o 'Daily Operation', terceiro disco do Gang Starr

1
412
Capa do disco (clique para ampliar)

Hoje é aniversário de 30 anos de mais um clássico, uma obra-prima do Rap: o álbum ‘Daily Operation’. Lançado em 5 de maio de 1992, ele “trintou”.

DJ Premier e Guru vieram pra superar em tudo os trabalhos anteriores (‘No More Mr. Nice Guy’ e ‘Step In The Arena’) e esse disco garantiu a dupla como um dos símbolos da tão falada Golden Era.

Premier se firmou como grande criador de batidas e um dos DJs de grupo mais técnicos e criativos. Guru sempre com boas letras, o flow inigualável e também colaborando na produção.

Assista ao vídeo de um dos singles do álbum

São 18 faixas entre músicas e interlúdios e a quantidade de samples e colagens usados é enorme, muito Funk, Jazz e inúmeras frases de outros grupos de Rap. Pode ouvir o disco todo sem problema, é uma aula para quem está pesquisando e começando a conhecer agora o que foi feito na década de 90. Musical e culturalmente é uma homenagem a muitas décadas da Cultura preta que veio antes deles. Para entender parte das referências utilizadas na capa do álbum e as influências de Guru, ouça e pesquise a tradução de “2 deep”, um dos três singles lançados.

Contracapa do disco (clique para ampliar)

Eles aproveitaram esse segundo disco para apresentar  ao mundo a Gang Starr Foundation, parte dela em uma participação e todos os outros na foto da contracapa.

Jeru The Damaja e Lil Dap (Group Home) participam da faixa “I’m the man”, que trouxe uma inovação pra época, um instrumental diferente para cada participação. A faixa teve uma espécie de “parte 2” no disco seguinte na música “Speak ya clout”, foi a mesma ideia e as mesmas participações.

Só um cara que nem o Premier pra esbanjar tanta criatividade em uma faixa. Quem ainda não conhece o disco, vai encontrar muitas semelhanças de alguns instrumentais com Raps lançados no Brasil na mesma década, foi um dos reflexos da influência desse disco.

Abaixo deixo o vídeo de mais um single e o álbum completo

Tenho o disco em vinil, a foto usada aqui é desse exemplar devidamente autografado pelo DJ Premier e apesar de ter quase 20 faixas ele não é um disco duplo.

PUBLICIDADE – CONHEÇA A LOJA CENTRAL GIRLS

1 comentário

  1. […] No episódio mais recente, o de número 11, e pela primeira vez na série, ele detalhou como foi fazer a faixahttps://youtu.be/jegZc13nkpQ “Take it personal” do Gang Starr. Seu engenheiro de som o aconselhou a deixar de lado a SP1200 e usar a MPC60 para fazer os beats, mas ele disse que usaria na última faixa a SP e foi justamente nessa faixa que ele fez isso. Essa música está no terceiro álbum deles, o ‘Daily Operation’, ouça o álbum completo e você vai perceber a diferença dessa faixa para as outras, quando falamos sobre ‘peso e sujeira’, é sobre isso (leia mais aqui). […]

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.