Álbum debut the Dr. Dre, ‘The Chronic’ completa 27 anos

A capa do álbum. Foto: Reprodução/Google

Aí está um dos álbuns marcantes da chamada Golden Era do Hip Hop: “The Chronic“. O disco é o primeiro solo de um dos maiores nomes do Rap internacional: Dr. Dre, membro do lendário grupo gangsta de Los Angeles, na Califórnia, N.W.A.

Lançado pela Death Row e Interscope Records em 15 de dezembro de 1992, o álbum completa 27 anos de história e carrega diversos clássicos da música Rap. Na época, Dre estava em conflito com seu ex-companheiro de grupo, Eazy-E. No disco a gente pode encontrar várias ofensas contra ele.

“The Chronic” também é marcante por outro aspecto: foi a primeira vez que pudemos ouvir, “oficialmente”, o timbre de voz inconfundível e as rimas de Snoop Doggy Dogg. Além dele, o trampo traz participações de RBX, Dat Nigga Daz, The D.O.C, Nate Dogg, Warren G, Kurupt, The Lady of Rage, dentre outros.

Snoop Doggy Dogg, ao fundo, e Dr. Dre no estúdio. Foto: Reprodução/Google

Todo produzido pelo próprio Dr. Dre, o álbum chegou a emplacar o terceiro lugar no Top 200 da Billboard e foi certificado pela RIAA com o triplo platina, vendendo mais de 3 milhões de cópias só nos EUA.

Os singles “Nuthin’ but a G Thang“, “Dre Day” e “Let Me Ride” conseguiram ficar oito meses no Top 10 da Billboard, o que é um grande feito. Além de alavancar o estilo gangsta rap para o topo das paradas, Dre também tornou o G-Funk sua marca registrada.

O disco teve grande recepção em meio a crítica especializada. O AllMusic e a Encyclopedia of Popular Music colocam a produção com nota máxima, 5 estrelas, assim como o The Rolling Stone Album Guide.

“The Chronic” é definitivamente um álbum marcante, com muita musicalidade e mixagem e masterização primorosas. Me lembro como se fosse ontem, quando o ouvi pela primeira vez, o espanto que me causou a “limpeza” das músicas e como os graves e timbres diversos soavam de forma harmônica e clara.

Ouça o álbum na íntegra

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.