Ol’Dirty Bastard completaria 51 anos hoje

Existem pessoas especializadas em encontrar significados de acontecimentos através dos números. Não entendo nada sobre isto, mas acho interessante. Mesmo que não queira dizer nada, certas datas são curiosas.

Ol’Dirty Bastard do Wu-Tang Clan, nasceu em 15 de novembro de 1968. Hoje ele completaria 51 anos. Sua morte foi alguns dias antes do seu aniversário. Faleceu com 35 anos, no dia 13 de novembro de 2004. A sua morte completou 15 anos esta semana.

Assista ao vídeo de uma performance da música “Brooklyn Zoo”

O Rap tem muitos artistas únicos e grandes talentos, como letristas, DJs, produtores, rimadores, mestres do flow… Enfim, muitos que se destacam e ficam eternizados como insubstituíveis. Ol’Dirty também foi um desses. Seu estilo é único. Podemos até comparar sua irreverência com outros, mas o seu jeito de rimar, o timbre de voz, comportamento no palco e em relação a tudo que envolve o seu talento para fazer Rap, é incomparável.

Assista ao vídeo da música “Fantasy (remix)”, de Mariah Carey com O.D.B

Nas músicas do Wu-Tang Clan, em meio a tantos bons MCs, muitos fãs escutavam as músicas esperando chegar a vez dele rimar. Em praticamente todas as participações que faz, ele rouba a cena como se a música fosse dele. Mesmo ele não sendo reconhecido por grandes letras ou até mesmo por uma postura política e social, algo comum entre outros grandes nomes, o que o consagrou foi o seu carisma. Também enxergo nele algo muito valorizado por quem é de quebrada: a humildade. Não posso afirmar se era ou não humilde, mas a sua imagem transmitia isto. O que é possível afirmar, é que assim como todos os grandes nomes eternizados como monstros do Rap, ele era um legítimo representante do gueto. Maloqueiro nato!

Assista ao vídeo de “Got your money”, com Kelis e produção do Neptunes

Seu histórico de envolvimento com drogas, inclusive com prisões decorrentes disto, que acabaram sendo a causa da sua morte, é uma triste realidade. Sua loucura, vamos dizer assim, era divertida. Pense em Ol’Dirty Bastard e virá em sua cabeça a música Shimmy shimmy ya, um grande clássico do Rap que muda o clima de qualquer festa. O mesmo vale para “Brooklyn Zoo” ou “Got your money” com a Kelis no refrão. A sua influência vocal e estética pode ser reconhecida em diversos rappers e MCs, inclusive no Brasil. Criolo Doido, Sabotage e Família RZO são alguns dos mais famosos, que certamente foram influenciados por ele de alguma forma.

Assista ao vídeo de “Shimmy shimmy ya”

Eu particularmente sou fã do artista. Enxergo nele a essência da música Rap, não pelo conteúdo das letras, mas pela verdade que ele transmite, a autenticidade. Ol’Dirty Bastard, com apenas dois discos solo, um disco póstumo e os álbuns com o Wu-Tang, é um dos grandes talentos do Rap.

Não quero me prender ao lado negativo da sua vida pessoal. Seus erros foram muitos e não quero colocar em uma balança. Os defeitos de um lado e os benefícios e alegria que a sua arte levou ao mundo de outro.

Suas entrevistas são malucas. Esta abaixo é uma das que ele está menos “doidão”

http://centralhh.com.br/produto/publicidadebf/112455
Anuncie no BF!

Assista ao vídeo da música “Show & Prove”

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.