‘So Wassup? #47’ | DJ Premier e Guru – Gang Starr e o ‘Código das Ruas’

0
309

DJ Premier, Guru e Gang Starr fazem qualquer um soar repetitivo e isso é ótimo! Nesse episódio da série ‘So Wassup?’ mais um clássico do Rap mundial e uma das músicas mais famosas do Gang Starr, “Code of the streets”. Ouvi essa música pela primeira vez, apenas o instrumental, em dos famosos “vinis de bases” que todos os grupos de Rap precisavam ter nos anos 90. Talvez até tenha sido uma das primeiras músicas que ouvi do Gang Starr e pouco tempo depois vi o vídeo no YO! MTV Raps. O rótulo do vinil é esse que deixo abaixo:

Imagem de “vinil de bases” dos anos 90, acervo pessoal

Como disse no início esses dois fazem qualquer um ser repetitivo, por isso repito – o Gang Starr é a maior e mais importante dupla de Rap de todos os tempos! É a união MC+DJ que mais se aproxima da perfeição, sem contar que os dois produziam. Nesse episódio Premier contou que a música já existia bem antes do lançamento do álbum ‘Hard to Earn’ e ela foi feita para um programa de TV chamado ‘Crime Chronicles’. A música se chamava “Wars of the world”, foi produzida pelo Guru e como o programa era sobre roubo de carros, a música falava sobre isso.

Mais uma vez Preemo mostra o quanto ele melhora as músicas e o quanto um DJ que entende de Rap consegue ser protagonista tanto quanto o MC. Ele manteve o mesmo sample, a bateria, deu seu toque de gênio diminuindo o corte do sample, Guru alterou o título da música, pequenas partes da letra e pra finalizar o DJ colocou os scratches como refrão. Os scratches dessa música são marcantes, coloco num top 5 de Raps que trazem scratches no refrão – não me pergunte das outras 4, com certeza pelo menos mais duas serão do Premier.

O efeito utilizado é um dos mais populares entre os DJs e era encontrado em quase todos os discos de “batidas e efeitos”. O uso do efeito foi outra curiosidade revelada por ele, como a música se chamava “Código das ruas” ele se inspirou no código morse utilizado em telégrafos. O sample principal utilizado foi da música “Little green apples” de Monk Higgins (ouça aqui).

Assista ao episódio, ouça a música e se puder o álbum completo

centralhh.com.br
PUBLICIDADE – Central Girls patrocina essa sessão

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.