Memória BF | Se existem ‘Deuses do Hip Hop’, Frosty Freeze é um deles!

0
175

Na cultura Hip Hop estadunidense é muito comum o uso da palavra God (Deus) para definir artistas que tem um outro nível, que são acima da média. Alguns utilizam o termo também pela forte ligação do Rap dos anos 80 e 90 com a Five-Percent Nation, também conhecida como Nation of Gods and Earths. A lista de nomes do Rap ligados a Nação é imensa, Rakim, Big Daddy Kane, Wu-tang Clan, Brand Nubian, Nas e muitos outros, mas isso é outra história. Eu particularmente me refiro a “Deuses do Hip Hop” quando eles não estão mais entre nós, tipo o Banks, DJ Primo, Enéas, Dina Di, JL, Sabotage, etc. Se tornaram nossos antepassados nessa Cultura revolucionária e pela sua relevância e influência os tenho sim como “Deuses do Hip Hop”.

Hoje se completam 13 anos da morte de Frosty Freeze (Wayne Frost), ele foi o criador de alguns movimentos da dança mais representativa da Cultura Hip Hop, o principal deles o ‘dead man move’, imortalizado em fotos, vídeos, livros, filmes e Graffitis. Seu nome ganhou notoriedade juntamente com a Crew mais famosa do Hip Hop, a Rock Steady Crew. Antes da RSC Frosty já dançava na The Rock City Crew, era um B.boy já conhecido nas ruas e foi convidado pelos membros da RSC para somar com eles nas batalhas.

Frosty Freeze foi o primeiro B.boy a ser capa de um jornal, o The Village Voice de Nova Iorque em 1981. Ele e seus companheiros de Crew foram os primeiros B.boys que o mundo todo viu em ação, antes eles estavam apenas nas ruas do Bronx. O Hip Hop o transformou em dançarino, ator, coreógrafo, lenda e posso arriscar dizer que até um professor e palestrante, pois de acordo com depoimentos de amigos ele era uma enciclopédia ambulante quando o assunto era Hip Hop. A fotógrafa Martha Cooper imortalizou em seu livro Hip Hop Files (2004) momentos históricos e os passos e movimentos clássicos usados por Freeze.

Com certeza haverá inúmeras homenagens a ele no dia de hoje, seus passos e movimentos influenciaram gerações. Seus passos e movimentos continuam influenciando novas gerações, que talvez nem saibam quem ele foi, mas ele está ali, presente de alguma forma e é assim que os Deuses do Hip Hop se manifestam.

Ele faleceu com 44 anos, a causa da morte a família preferiu não divulgar, existem boatos e suposições, mas isso eu deixo pra outros sites que estão desempenhando esse papel com sucesso.

Veja a participação mais famosa dele no cinema, no filme Flash Dance. O vídeo é do canal do Mr. Freeze e ele está com Crazy Legs falando sobre a participação

www.centralhh.com.br

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.