Memória BF | Rakim, 53 anos e ainda considerado o maior MC de todos os tempos

Post atualizado todo ano, desde a 1ª publicação em 2020 com o título - 'Memória BF | Rakim, 52 anos e ainda considerado o maior MC de todos os tempos'. Última edição em 28.01.2021.

4
1102

A partir do momento em que William Michael Griffin Jr., mais conhecido no Rap como Rakim, começou a rimar e registar suas rimas em álbuns, a função MC ganhou um novo status. Também chamado de God MC, ele foi um divisor de águas na história dos Mestres de Cerimônia da Cultura Hip Hop. Suas rimas e seu flow mudaram para sempre a maneira de fazer Rap. Rakim virou sinônimo de MC. Os mais jovens não queriam apenas ser MCs, eles queriam ser Rakim.

Ele nasceu em Long Island (grande Nova York), em 28 de janeiro de 1968, mas ficou imortalizado como um MC do bairro do Queens, foi lá que registrou suas primeiras rimas. Juntamente com parceiro DJ Eric B., também conseguiu dar um novo sentido a união DJ + MC. Era muito comum grupos ou duplas terem os DJs como destaque nos anos 80, mas poucas eram as uniões entre um MC e um DJ.

Assista ao vídeo de “Classic” – Rakim, Nas, Kanye West e KRS One com DJ Premier

O primeiro Rap oficial da dupla foi a música Eric B. is a president, juntamente com a faixa My melody, ambas gravadas no estúdio do super produtor do Queens, Marley Marl, e lançadas como singles em 1986.

Em 7 de julho de 1987, chegava às lojas ‘Paid in Full’, primeiro álbum da dupla e considerado um dos melhores discos de Rap de todos os tempos. Com o Eric B., ele lançou mais três discos: ‘Follow the Leader’ (1988), ‘Let the Rhythm Hit ‘Em’ (1990) e ‘Don’t Sweat the Technique’ (1992).

Já em carreira solo, Rakim lançou apenas três discos: ‘The 18th Letter’ (1997), ‘The Master’ (1999) e ‘The Seventh Seal (2009). Não são muitas obras em mais de 30 anos de carreira, mas o suficiente para ter influenciado 10 entre 10 MCs dos anos 90.

Assista ao vídeo de “When i be on the mic”, de 1999

Em 2018 e 2019 a dupla se reuniu e realizou algumas apresentações pelos Estados Unidos. Seu último trabalho não foi sonoro. Em 2019 Rakim lançou o livro biográfico Sweat the Technique: Revelations On Creativity From The Lyrical Genius.

Em 2004, no álbum ‘Street’s Disciple’, Nas fez a música “U.B.R. (Unauthorized Biography Of Rakim)” – Assista ao vídeo

Ouça o álbum ‘Don’t Sweat the Technique’, lançado em 1992

 

http://centralhh.com.br/produto/publicidadebf/112455
Anuncie no BF e fortaleça a mídia alternativa!

4 COMENTÁRIOS

  1. Ouço Eric B & Rakin desde 1987.
    Meu primeiro RAP foi cantado encima de Extend Beat do albúm Paind in ful.
    Esse LP fez muito sucesso em SP no ano de 1988 e por coincidência eu comprei esse disco no mês passado na galeria do Rock em SP.

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.