Carregando agora
×

O que ouvimos em 2025: ‘Nação XL’ e “Brainiac Mixtape’, Flávio XL

O que ouvimos em 2025: ‘Nação XL’ e “Brainiac Mixtape’, Flávio XL

ESPALHA --->

Os timbres e samples dos sons das favelas do Rio de Janeiro dos anos 1990 rasgam o tempo e marcam presença nas produções de Flávio XL, MC, cronista, pai e professor que levanta a bandeira do rap adulto para confirmar sua existência numa cena que perde muito ao não ouvir suas histórias.

Luta antirracista e crítica social em letras profundas que convidam o ouvinte a participar e compartilhar sua visão. É notório, XL tem uma caneta explosiva, não segue padrões e, pelo visto, não se importa muito em participar das festas dos algoritmos impostos pelas mídias sociais. Eu sempre falo disso, mas como não falar?

No primeiro semestre de 2025, Flávio XL lançou Nação XL, uma mixtape com samples da banda Nação Zumbi, sua maior referência na música.

Sem dar pausa, o mano também lançou Brainiac Mixtape, mais um trampo cheio de colagens e pensamentos que, aliados aos beats em rimas de XL e seus companheiros, mostram a criatividade do outro lado da cena. Algo novo que não é feito pelos novos do cenário rap.

Jair dos Santos (Cortecertu) passou a fazer parte da Equipe do Bocada Forte em 2001 como colaborador e rapidamente se tornou um dos editores e principal criador de conteúdo. É pesquisador, DJ, compositor, beatmaker e ex-instrutor da Associação Amigos da Molecada da Vila Santa Catarina (bairro da zona sul de São Paulo). Trabalhou na pesquisa de imagem e de texto no DVD "1000 trutas, 1000 tretas", do grupo Racionais MC. Foi colunista do jornal Brasil de Fato e pesquisador iconográfico para a revista Caros Amigos, no livro Hip Hop Brasil. Colaborador da Revista 451. Foi coordenador da digitalização do acervo do Banco de Dados da Folha de Paulo.