Encontros Geniais | Chuck D, ELI EFI, Enézimo e DJ Nato PK – ‘Justiça’

0
0

Existem encontros que acontecem na música que devem ser relembrados de tempos em tempos, um exemplo é a reunião de Chuck D, Enézimo, LF e DJ Nato PK na faixa “Justiça”. São inúmeros os encontros geniais que já aconteceram no Rap brasileiro, mas geniais mesmo, no real sentido da palavra. Em tempos normais não seria necessário reforçar uma palavra que já é forte e dispensa explicações, mas infelizmente vivemos tempos em que tudo foi banalizado e algumas palavras acabaram perdendo o sentido. Quem conhece a história do Rap no Brasil e no mundo, sabe que não é exagero nenhum, e muito menos banalização da palavra, dizer que o encontro dos artistas em questão é genial.

Resistência Sonora, sempre ao vivo!

DJ Nato na produção, colagens e scratches, fazendo basicamente o que todo DJ de um grupo Rap deveria fazer. Não falo da produção, mas sim do envolvimento com a música, a sintonia que há entre as colagens e o tema da letra, ele compôs a sua parte com trechos de músicas de cada um dos MCs. Mas sabe porque ele conseguiu fazer isso? Porque ele é um DJ de Rap, que sabe fazer Rap, que ouve Rap, que entende de Rap, conhece a essência e é parte da Cultura Hip Hop. Ele tem total ciência da importância e compromisso de cada um que está rimando nessa faixa.

Registro de uma das últimas conversas que tive com Enézimo

A música foi estrategicamente lançada em novembro de 2018, na véspera do dia da Consciência Negra. Mais uma vez a genialidade dos envolvidos gritou, pois o título, o conteúdo das rimas, a luta de vida e a representatividade de cada um dos rimadores pedia que fosse nessa data. Todos eles fazem o Rap que salva, que constrói coisas positivas e destrói as negativas, são responsáveis e tem noção da força e influência das suas palavras. Se alguém tem dúvida, pesquise ou como diz o Thaíde, “pergunte a quem conhece”. A história tá aí, todos eles salvaram e continuam salvando vidas. Enézimo, que não está mais entre nós, deixou sementes e foi gênio, tinha o olhar e ouvidos apurados para reconhecer novos talentos. Foi genial na construção de pontes, foi um realizador, o catálogo do selo Pau-de-Dá-Em-Doido está aí pra provar (confira).

www.twitch.tv/bocadaforte
Siga nosso canal, todo dia tem live!

Fui procurar a música hoje no YouTube e tem pouco mais de 4.300 visualizações, se formos olhar os números de músicas medíocres de falsos gênios, os números batem milhões. Eu particularmente me recuso a botar pra frente músicas que destroem o que foi construído com sangue, suor e lágrimas. O GOG um dia me disse uma parada que carrego comigo até hoje – “meu sofrimento não está à venda” – entendi muito bem o que ele quis dizer, pago o tal preço, mas sigo de cabeça erguida!

www.centralhh.com.br
PUBLICIDADE

Últimos recados

Nos últimos dias vi várias pessoas compartilhando um vídeo de 2009 do Wise Intelligent (Poor Righteous Teachers), gravado em um fórum que falava, entre outras coisas, sobre a influência do Islã no Hip Hop. Se você curtiu e compartilhou o que ele disse, pratique, bote pra frente, compartilhe e indique Raps que salvam e que constroem.

Outra coisa que só percebi depois de terminar o texto, que na verdade poderia até ser o motivo de resgatar essa música, tive o prazer de conhecer e conversar com todos eles pessoalmente.

DJ Nato está preparando o lançamento do vinil de 20 anos do selo P.D.D e acredito que essa música estará nele.

Ouçam e compartilhem Raps que salvam e que constroem

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.