Resenha | Consequência – Prólogo EP

Última edição feita em 22 de agosto de 2019

0
52

Artista: Conseqüência
Título: Prólogo (EP)
Disco Independente

Capa do EP digitalizada – Acervo BF

Como vocês já devem saber, ficou pronto na última quarta-feira (28/08) o disco do grupo Conseqüência, formado por Kamau, Sagat e DJ Ajamu. Como havia sido anunciado há algum tempo, o disco não foi lançado pela 4P, o porquê eu não sei, mas em breve entrevistaremos o grupo e quem sabe eles falem sobre o assunto. Vamos ao disco que é o que interessa. Simplicidade é tudo nesse disco desde a capa, letras, produção até o encarte. ‘Prólogo’ é mais uma prova de que lançar um disco independente não implica falta de qualidade ou de talento.

O CD não vem numa caixa e sim num envelope, que nem aqueles que os provedores de acesso à internet colocam o CDs promocionais. A capa é azul e tem 3 quadrados, um com um sol e o número 76, outro com uma seta com o número 97 e o último com um alto falante e o número 02, use a imaginação. Na contra-capa a relação das músicas, onde e por quem foram mixadas e produzidas, participações, formação do grupo e contatos.

O disco tem oito faixas, sendo duas delas bônus, a 1º é a “Intro” e na seqüência, sem intervalo, vem a música “Chegando” com colagem da participação do Gog na música “Assim que se fala” do RZO. É uma apresentação do grupo, onde eles mostram a que vieram e deixam bem claro o que querem. Em “Missão (Parte I)” eles usaram a colagem do Racionais para dizer que “têm uma missão e não vão parar”. A próxima, “Vício” fala da “dependência” positiva causada pelo Rap, que acaba se tornando um vício, outros já fizeram letras parecidas (Gabriel o Pensador no disco ‘Ainda é só o começo’, na faixa “Vício” e Filosofia de Rua no disco ‘Da rua’, faixa “Se não fosse você”), mas nem por isso a letra perde o valor, pois vem reforçar a ideia de que o Rap continua salvando vidas e ajudando muita gente, eles usaram colagens do Xis e do SP Funk. Em “Sem chance” os caras falam sobre o relacionamento homem/mulher. No refrão várias colagens do Racionais e ainda MRN e APC 16.

Contracapa digitalizada – Acervo BF

A faixa 6, “Ouvindo um som (Vício parte II”), já é conhecida por grande parte do público. A música saiu no disco do DJ KL Jay, a mesma letra, mesma produção com alguns retoques, quem toca o baixo é o Venom do Ascendência Mista, também tem colagens do Xis. Uma das faixas bônus é a “Numtointendendu”, pra mim a melhor do disco. Fala da falta de conteúdo nas letras de muitos grupos, em um trecho da música Kamau canta “…mas cadê a informação que uma par de cara disse que ia passar / será que eu que não percebi ou ela que não tava lá…”. A outra faixa bônus, “Fase II”, é cantada por Sagat e no refrão têm a participação de Zorack (Ascendência Mista) que canta “…não tão distante do que você imagina / aliás bem mais perto do que você gostaria…”.

[+] LEIA ENTREVISTA COM O GRUPO FEITA EM 2001

Esse é o disco do Conseqüência, simples e repleto de conteúdo. São poucas faixas, mas muitas ideias e com certeza quem ouvir vai ter muito o que pensar ou até repensar. Só para complementar, esse é um dos gupos mais completos do Rap brasileiro, bons compositores, bons MCs e um bom DJ, que marca presença em todas as músicas, tanto no disco quanto ao vivo. Podem perceber que quase todas as faixas tem colagens e scratches e grupo de Rap sem isso, na verdade não é grupo de Rap. Outra coisa que gostaria de falar é que o grupo é muito equilibrado, eles formam um conjunto muito raro, é muito difícil destacar o desempenho de algum integrante, as tarefas são muito bem distribuídas, cada um faz a sua parte muito bem. Parabéns!

Contatos: 0xx(11) 9298.7876 Marcus / 0xx(11) 9757.3513 Robson

Ouça o disco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.