Memória BF | ‘Uptown Saturday Night’, disco do Camp Lo, completa 23 anos

0
5
Capa do álbum

Lançado em 28 de janeiro de 1997, o álbum ‘Uptown Saturday Night’, da dupla Camp Lo, está completando 23 anos.

Sonny Cheeba (Salahadeen Wilds) e Geechi Suede (Saladine Wallace) são do Bronx e se juntaram para formar a dupla em 1995. O disco traz homenagens a clássicos do cinema, das artes plásticas e da música.

O título é o mesmo do filme de 1974, estrelado por Sidney Poitier, Harry Belafonte e Bill Cosby. A foto da capa faz referência a pintura ‘The Sugar Shack’ (1971), de Ernie Barnes, que também foi usada no álbum de 1976 de Marvin Gaye, ‘I Want You’.

O disco tem 15 faixas, poucas participações. A principal delas é Trugoy The Dove (De La Soul), na música “B-side to Hollywood”. Grande parte da produção foi feita por Ski Beatz, considerado por eles como um terceiro membro do Camp Lo.

Assista ao vídeo de “Coolie high”

Foram dois singles lançados antes do álbum. O primeiro deles, a faixa “Coolie high”, fez parte da trilha da comédia ‘The Great White Hype’. O outro, maior sucesso do grupo e um dos grandes clássicos do Rap, foi “Luchini”, popularizada como “This is it”.

O lado B tem a faixa “Black Nostaljack” ou “Come On”. O grande sucesso nas paradas foi a deixa para lançar o primeiro álbum da dupla no início de 1997. Camp Lo trouxe muita inovação e um estilo muito diferenciado na fusão entre o Jazz, o Rap e o Soul.

Assista ao vídeo de “Luchini”

Ouça o disco de ponta a ponta e verá a quantidade de referências e maneiras de fazer Rap que são usadas atualmente como se fossem inovações, por exemplo a faixa que fecha o álbum “Sparkle (Mr. Midnight Mix)”. Já na música “Park joint”, foi utilizado sample da música “September 13”, do brasileiro Eumir Deodato, de 1973. Até 2017 a dupla lançou mais oito discos, entre álbuns, EPs e parcerias, mas não conseguiram o mesmo sucesso desse clássico.

Assista ao vídeo de “Black Nostaljack”

Não é apenas no título ou na arte da capa as referências aos anos 70, os temas dos vídeos, o estilo de roupas da dupla, o clima de festa de quebrada e toda estética deles remetem ao movimento Blacksploitation.

Ouça o álbum

http://centralhh.com.br/produto/publicidadebf/112455
Anuncie no BF, fortaleça a mídia alternativa!

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.