Lenda do graffiti, Phase 2 morre aos 61 anos

Além do graffiti, Phase 2 também era especialista no desenho de flyers e cartazes de festas. Muitos deles marcaram época

0
1
Phase 2. Foto: Reprodução/Google

A cultura Hip Hop lamenta a morte da lenda do graffiti Lonny Wood (61), mais conhecido como Phase 2, artista famoso na cultura de rua durante os anos 70 e 80. A causa da morte não foi divulgada.

Pioneiro do Hip Hop, Phase 2 foi um dos primeiros artistas do graffiti a tornar-se popular em sua comunidade. Ele era DJ, desenhou flyers e cartazes de inúmeras festas e foi membro da crew de B-Boys Electrified Movement. O artista também é mundialmente conhecido por criar o estilo de letra conhecido como “Bubble” (Bolha).

Nascido no bairro do Bronx, em Nova York, Phase 2 foi um dos maiores incentivadores da arte urbana e do uso do aerosol. Ele manteve vivo o graffiti na “grande maçã” em períodos de muita repressão.

Ele começou sua caminhada no Hip Hop em 1971, já com o apelido Phase 2. “A gente deu uma festa e estava preparando para fazer outra. Eu disse para chamarmos a festa de Phase 2. Simplesmente fiquei fissurado neste nome. Tinha significado pra mim, então passei a fazer os tags com este nome”, revelou o artista.

O estilo de letra ‘Bubble’, criado por Phase 2 (clique para ampliar). Foto: Reprodução/Google

Foi no final de 1972 que Phase 2 usou pela primeira vez uma versão inicial da letra conhecida como “Bubble”, um estilo de escrita que se tornaria extremamente influente e é considerado um salto gigante na forma de arte. As letras estufadas e parecidas com um marshmallow foram logo copiadas por outros artistas, que adicionaram suas próprias variações. O próprio Phase 2 rapidamente embelezou sua forma original, criando e nomeando dezenas de variedades, como os estilos “phasemagorical phantastic” (letras estufadas com luzes e/ou estrelas), “bubble cloud” e “bubble drip”.

O estilo ‘phasemagorical phantastic’ de Phase 2 (clique para ampliar). Foto: Reprodução/Google

Ao contrário de outros pioneiros da cultura de aerossóis da cidade de Nova York, Phase 2 teve um papel de destaque na cena Hip Hop do Bronx no início dos anos 80. Ele também continua sendo referenciado e reverenciado em muitos Raps por aí.

Embora ele não tenha participado da produção, Phase 2 influenciou o clássico filme de Hip Hop chamado Wild Style. No comentário do DVD do filme, o diretor Charlie Ahearn explicou que, ao pensar no personagem-chave chamado “Phade”, ele tinha a Phase 2 em mente (para realmente desempenhar o papel ou simplesmente como modelo), porque Phase era um escritor lendário, que também estava envolvido na cena, assim como o personagem de Phade.

Em uma música de 1995, chamada Out for Fame (ouça acima) – uma homenagem aos artistas e cultura do graffiti – KRS-One chama o público “em nome da Phase 2” para “pegarem suas latas de spray e sairem às ruas”. Vários anos depois, Mos Def mencionou Phase 2 em seu amplamente respeitado álbum de estréia, “Black on Both Sides”, especificamente na faixa chamada Hip Hop, na qual observou que o Hip Hop em si era “toda cidade como a Phase 2” – presumivelmente uma referência a a onipresença das peças pintadas com spray do artista em trens por toda a cidade durante o início dos anos 70.

Confira uma pequena galeria de imagens com trampos de Phase 2 (clique nas imagens para ampliar)

*Fontes: The Source, Wikipedia e Market News

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.