GOG: Confira vídeos e texto sobre a música ‘Matemática na prática’ partes I e II

Foto do Making Of do vídeo

A músicaMatemática na prática do G.O.G (Genival Oliveira Gonçalves) é a terceira faixa do quinto álbum do MC de Brasília. Intitulado ‘Das Trevas à Luz’, o disco ainda apresentava o G.O.G como um grupo e não um artista solo, nesse disco a formação contava ainda com Dino Black, Japão e DJ Mano Mix.

Lançado em 1998, esse disco tem duas edições com gravadoras diferentes – não estranhem, coisas desse tipo com discos ou músicas relançadas eram comum no Rap dos anos 90. Não sei qual foi o real motivo, mas na década de 90 aconteciam muitas confusões entre artistas e gravadoras, se hoje a quantidade de aproveitadores é grande, nos 90 não era diferente.

Qualquer MC brasileiro dos anos 90 vai ter alguma queixa, seja em relação a direitos autorais, custos com estúdio, dinheiro de vendas de CD/vinil, registro do fonograma e até o registro de nomes de grupos e apelidos, entre outras coisas. Até hoje tem muito assunto mal resolvido ou nada resolvido.

Assista ao vídeo do N.W.A

O disco inicialmente foi lançado pela Five Special e depois relançado pela Zâmbia (antiga Zimbabwe). São 14 faixas, produção do grande e saudoso Fábio Macari, um arquivo vivo do Rap que nos deixou em 2012, vitima de câncer. A música foi feita à partir do instrumental da “Straight outta compton” do N.W.A e se formos analisar as duas letras, elas só tem uma única semelhança – assim como os manos de Comptom se apresentam dizendo de onde são, os manos de Brasília fazem o mesmo. A letra do G.O.G está anos luz à frente da letra de Ice Cube, D.O.C e MC Ren.

Ouça o álbum ‘Das Trevas à Luz’

Esse é um dos discos de Rap brasileiro que eu mais escutei, é muito bom e até o ano de lançamento é difícil esquecer, pois na faixa “Eu choro” um trecho da letra diz – “G.O.G sou eu, falando sério em ano de Copa do Mundo” – e 1998, pra minha geração, só perde para a Copa de 2014 em tragédia futebolística.

https://www.bocadaforte.com.br/wp-content/uploads/2019/11/RevistaBF_Edicao01.pdf
Faça do download da EDIÇÃO #01 da Revista BF

É uma música sem refrão. As rimas são divididas entre Japão e G.O.G, com algumas intervenções do Dino Black e scratches do DJ Mano Mix. No final de novembro, mais precisamente no dia 29, G.O.G lançou o vídeo de Matemática na prática Parte II, com participação de Renan Inquérito e Fabio Brazza. A ‘Parte I’, lançada em 1998, também teve vídeo e foi bastante veiculado na MTV. A nova versão está melhor produzida e a letra de acordo com a realidade atual. Ainda assim, Japão e GOG rimando juntos, numa letra totalmente alinhada com o título da música, fica difícil desapegar. Fico com a primeira versão e a primeira parte da segunda versão.

Assista ao vídeo da primeira versão

Assista ao vídeo da parte 2

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.