Batalha 3º Round movimenta a cena Hip Hop de Salvador

Sempai, do grupo Underismo

Criada em 2013, em Salvador, a 3º Round – Circuito de Rima Improvisada terá sua sétima edição na capital baiana. O evento começou como um importante manifesto da cultura hip hop ao propor uma movimentação e estimular jovens negros periféricos a ter um espaço para aperfeiçoar seus talentos como rimadores, DJs ou produtores.

DJ Nai Sena

Salvador é a segunda capital do Brasil em número de mortes por violência. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, ações culturais como a 3º Round incentiva jovens a se manifestarem pela arte e mudar suas perspectivas. Grandes nomes da música brasileira saíram da Bahia, que ainda hoje continua trazendo talentos para a cultura, inclusive para a cena hip hop, como é o caso recente do rapper Baco Exu do Blues, e do grupo Underismo, que vem ganhando destaque na cena pela sua autenticidade e talento, ambos já marcaram presença na batalha.

Pyedra Barbosa, produtora da Batalha

A 3º Round valoriza a diversidade e, por meio da música, empodera minorias. Hoje sabemos que pluralidade e representatividade não podem estar do lado de fora das manifestações culturais, e com esse pensamento há uma participação relevante das mulheres no evento.

Em seu início, a 3º Round – Circuito de Rima Improvisada foi idealizada pelo MC, design, fotógrafo e produtor cultural Cosca e a produtora Lisia Lira, e hoje conta com outra mulher na produção, Pyedra Barbosa. A batalha teve também como DJ residente Nai Sena, talvez a primeira DJ residente de uma batalha no Brasil. Da 3º Round também saiu a MC Mirapotira, a primeira e única mulher finalista no Duelo de MCs Nacional, realizada em Belo Horizonte (MG).

MC Black, um dos ganhadores da Batalha

“As batalhas de rimas tem sido uma ferramenta de inclusão social e artística para muitos jovens de periferia, que vivem em zona de risco social e encontram na arte do improviso e cultura hip hop novas perspectivas de vida longe da estatística que estigmatiza os guetos” , afirma Pyedra.

O 3º Round – GoldenZilla, é uma edição especial da maior batalha de MCs do Norte-Nordeste. O evento marca o encerramento das atividades no ano de 2019. Em quase sete anos, a batalha dá oportunidades para a atuação de artistas negros e negras das comunidades periféricas tanto de Salvador quanto de outros municípios da Bahia.

Serviço
3º Round – Circuito de Rima Improvisada

Data: Domingo, dia 08 de dezembro de 2019
Horário: à partir das 15h
Local: Largo Quincas Berro D’Água – Pelourinho – Salvador (BA)

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.