Em 17 de julho de 1990, o Boogie Down Productions (BDP) lançava o seu quarto álbum, “Edutainment“. O disco saiu pelo selo Jive Records/RCA, continha 19 faixas no vinil e 21 faixas no CD, que tinha duas faixas bônus.
Do total de faixas, 6 são interlúdios e as participações musicais são de Special K, Heather B., Jamal-Ski, Ms. Melodie, Harmony e D-Square.
A participação intelectual, reforçando a parte educacional da fórmula que dá título ao disco, foi de Kawame Touré.
[+] Confira todas as nossas playlists semanais
Para quem não sabe, Kawame é Stokely Carmichael, um dos líderes dos Panteras Negras. Sua participação se dá na faixa “Ya Strugglin'”, onde KRS-One fala sobre o orgulho de ser negro e critica, entre outras coisas, o fato de muitos negrxs naquele momento estarem usando produtos para alisar os cabelos. As interferências de Kawame são em forma de discurso, em uma delas ele diz:
“O capitalismo vai confundi-los, você sabe que a verdade é mentira.
Eu vi uma irmã outro dia e falei com ela sobre o cabelo dela.
Ela disse: Eu não ligo para o que você diz, eu ainda vou conseguir o meu permanente!
Eu disse a ela: Não é um permanente, é um temporário.”
Esse é o tom do disco. Eles disparam rimas contra a comercialização da música Rap, racismo, violência policial, mas também tem o entretenimento, a diversão da Cultura Hip-Hop, em outras faixas. O disco é importante e tem muito conteúdo. Apesar de ter vendido bem e ser classificado como disco de ouro, não é um disco com músicas de grandes sucesso.
Ouça o disco completo
[+] Siga o Bocada Forte na Twitch, toda terça, às 20h, tem ‘Algo a Dizer‘