Carregando agora
×

DMC 2025 define os DJs que irão representar o Brasil no mundial em outubro

DMC 2025 define os DJs que irão representar o Brasil no mundial em outubro

ESPALHA --->

Ontem, terça-feira (15/07), aconteceu a grande final do DMC 2025, em São Paulo no Teatro Sérgio Cardoso e foram escolhidos mais dois representantes brasileiros pra representar o país nas categorias ‘Solo’ e ‘Supremacy’. Os dois campeões se juntaram aos DJs Erick Jay e Nedu Lopes, que já estão respectivamente classificados para as finais nas categorias ‘Classic/Wildcard’ (Erick) e ‘Open’ (Nedu).

Sempre que escrevo sobre campeonatos de DJs no Brasil, faço questão de reforçar que o Bocada Forte é o único veículo especializado que acompanha todas as competições, mesmo que na maioria das vezes sequer somos credenciados para conseguir fazer imagens de um local “privilegiado”, de uma posição melhor. Mas mesmo assim, sempre que possível estamos presentes e não é esse tipo de situação que vai nos parar ou impedir de fazer o que amamos. Dito isso, pedimos apenas que nos respeitem!

A partir daqui faço meu relato sobre o que vi e como foi a minha experiência no evento, que começou às 17h e acabou depois das 23h, foram apenas 7 DJs, divididos em duas categorias, com 3 atrações e algumas homenagens. Assim que terminou a categoria ‘Supremacy’, mais da metade do público começou a ir embora e mais gente foi saindo antes de assistir a definição da categoria ‘Solo’. Na abertura foi apresentado um vídeo com um resumo do DMC 2024, com muitos depoimentos dos participantes e com produção do Colé, um mano que talvez muita gente não saiba, mas ele foi o responsável por lançar o primeiro vinil apenas com beatmakers do Brasil, algo que tem tudo a ver com a Cultura DJ (leia sobre aqui no site).

O palco, a decoração e tudo mais estava muito bonito, de ótimo gosto, mas a iluminação e a posição dos DJs não favorecia pro público assistir, mas ainda bem que tinha a imagem no telão. A abertura no Teatro teve a discotecagem do DJ Bruninho, quando eu cheguei ele já estava tocando e logo em seguida a sua session entraram os apresentadores Rooney e Carla Zulu para iniciar as homenagens, apresentar as atrações e os campeonatos.

A ‘Batalha pela Supremacia’ foi no formato da tradicional Batalha de DJs Soco na Gangrena, que em 2025 teve uma etapa no Rio Grande do Sul, que foi realizada no Museu do Hip-Hop RS e o campeão foi o DJ N1ngu3m. Estive no Museu do Hip-Hop RS em dezembro, acompanhando o grupo de Rap feminino La Bella Máfia na festa de comemoração de 1 ano do Museu, e vi o N1ngu3m ser campeão da 1ª Batalha de DJs do Rio Grande do Sul.

Foram apenas 4 participantes, os DJs Erick Jay e Pow apresentaram e as batalhas foram:

DJ Raylan x Magrão – Raylan venceu
DJ N1ngu3m x Rodrigo – N1ngu3m venceu
Final – Raylan x N1ngu3m – Raylan campeão

Mesmo DJ Raylan sendo o campeão na ‘Batalha pela Supremacia’, aliás tricampeão e mais uma vez campeão do Soco na Gangrena, DJ N1ngu3m podemos dizer que foi o “campeão moral”, conquistou todo público do teatro e foi ovacionado a cada round e também na entrega das premiações. Suas rotinas não foram as mais técnicas, mas foram as mais criativas, divertidas e que representaram o espírito do Soco na Gangrena. Além de tudo isso ele foi muito ousado e corajoso em utilizar apenas vinil nas últimas batalhas, com simplicidade e humildade ele mostrou que é possível competir em alto nível e por muito pouco não foi ele o representante brasileiro em Tokyo.

A categoria Solo também teve apenas 4 DJs participantes e nessa edição do DMC aconteceu algo inédito, pelo menos não me lembro de ter visto isso em outra competição, partiparam pai e filho cada um em uma categoria – DJ N1ngu3m é filho do DJ Nezzo, pioniero do Hip-Hop no Rio grande do sul, que participou na categoria ‘Solo’. Os outros DJs participantes foram Magrão, Shinpa e Roger Ribeiro. Shinpa sagrou-se tetracampeão, Nezzo ficou em segundo, Roger em terceiro e Magrão em quarto lugar.

Jurados e Jurada – Ney, RTA, King, Deeley, Jack, Pow, Beetles, Ninja e Lisa Bueno.

As apresentações foram HAI, um quarteto, uma crew de DJs formada por PG, Marc-T, Mako e Mista Luba, que fizeram uma apresentação cada um utilizando 1 toca-discos e  1 mixer. Os DJs MS e Romeu também se apresentaram, pois conquistaram essa participação por terem sido respectivamente terceiro e segundo colocados na competição ‘Confronto Dee Jays’, que aconteceu na Matilha Cultural no dia 05/07 – pra variar um pouco, eu também estava lá pra acompanhar. O DJ Gio Marx foi o campeão dessa competição, ele estava inscrito pra participar do DMC, mas por algum problema pessoal ele acabou não participando. Os Doctors MCs também fizeram uma apresentação rápida cantando trechos das músicas “Agora a casa cai” e “Tik-tak”.

As homenageadas e o homenageado da noite foram a fotógrafa Mila Maluhy, Sharylaine e Clodoaldo Arruda.

A final do campeonato esse ano será em Tokyo (Japão) nos dias 11 e 12 de outubro e nesse ano o DMC comemora 40 anos.

Entendendo as categorias

Classic ou Wildcard – antes era conhecida como ‘DMC Online Championship / Rest of the World’, essa é a categoria que o multicampeão DJ Erick Jay irá participar. É mais tradicional do DMC, na primeira fase o DJ envia um vídeo de dois minutos e nas finais faz uma rotina de 6 minutos.
DMC Open – é a categoria que os DJs chamam de ‘open format’, onde o DJ não se prende a apenas um estilo ou técnica. Na fase de classificação o DJ envia um video de 3 minutos, na fase de eliminatória faz uma apresentação de 5 minutos e na final uma apresentação de 12 minutos. Essa é a categoria que o DJ Nedu Lopes irá representar o Brasil.
DMC Battle for World Supremacy ou apenas Supremacy – é a uma das mais disputadas onde os DJs batalham entre si e vão passando de fases até a final. É a categoria que o DJ Raylan se classificou.
Solo – também é uma categoria tradicional, é nela que o DJ Shinpa mais uma vez irá representar o Brasil em uma rotina de 6 minutos.

Assista ao evento na íntegra

Editor de conteúdo do Bocada Forte desde 2000, envolvido com a Cultura Hip-Hop desde o início dos anos 90. Sempre nas trincheiras, da quebrada pro mundo!