Cantora e MC gaúcha Lica Tito lança seu primeiro disco solo

0
2904

#R&B #RapFEMININO
A MC e cantora gaúcha LICA TITO tem a cultura hip hop correndo nas veias – seu histórico comprova. Mas em sua estreia solo, a ex-vocalista da banda gaúcha Groove James e fundadora do pioneiro grupo feminino de rap gaúcho La Bella Máfia, mostra que sua sonoridade se diversificou e ganhou novas cores com pegada pop.

TRAJETÓRIA

Filha de um DJ uruguaio, Lica cresceu cercada por um acervo de vinis que ia de Michael Jackson e Sly & the Family Stone a Tim Maia e Jorge Ben. Não demorou pra ela se aprofundar na Soul Music e no Funk dos anos 70 – e daí pro rap bastaram uns rolês de skate em Porto Alegre, onde passou a adolescência. “Eu não conseguia ficar só na música: queria saber quem gravou, quem produziu, em que ano… E nessa de pesquisar, acabei estudando a cultura Hip Hop, suas origens, e conheci Afrika Bambaataa (nada menos que seu fundador), com quem tempos depois tive a honra de dividir o palco no Dulôco 99 em São Paulo”, conta. A produção autoral de beats e rimas começou ainda na adolescência e a levou a pesquisar referências musicais de todos os gêneros para seus samplers. “Ainda me sinto muito inspirada pelo nascimento da cultura hip hop, quando as diretrizes eram ‘Peace, Unity, Love and Having Fun’, conceito que ainda pulsa no meu coração, pensamentos e ações.

Com a entrada na big band Groove James, o vozeirão de Lica – talhado desde a infância de solista no coral da escola – se destacou. Foram 7 anos de estrada com a banda e muito aprendizado musical. No início dos anos 2000, a artistajá era referência no rap feminino brasileiro, ganhando prêmios como Melhor Música do Ano (Prêmio Açorianos 2001) e Melhor Rap Feminino do Brasil (Prêmio Hutúz 2006).

Capa do álbum “The Best Of Até Agora”

TRABALHO SOLO

A decisão de seguir carreira solo a levou a trocar os pampas gaúchos pelas praias cariocas e finalmente gravar suas composições autorais num álbum que revela toda essa pluralidade musical. O repertório traz um mosaico de momentos inspirados nessa trajetória e sua sonoridade reflete amadurecimento artístico raro em um álbum de estreia – exatamente por isso o título “THE BEST OF ATÉ AGORA” (ouça abaixo). O disco foi produzido e masterizado pelo multiinstrumentista Günter Fetter, mixado por Vitor Farias e tem participações especiais dos africanos Lenzo Rizzo (na faixa “Por Você”) e Riztocrat (na faixa “Noite”) e dos rappers alemães Mistah Nice e Wus (na faixa “Cada Dia Mais e Mais”).

LANÇAMENTO EM PORTO ALEGRE

O show de lançamento em Porto Alegre será no Bar Ocidente, no dia 6 de abril (quinta-feira), e contará com as participações especiais de Tonho Crocco (Ultramen), Lenzo Rizzo (Seven Lox) e da sua antiga banda Groove James.

Confira um vídeo da música “Hoje é Tudo ou Nada”:

Ouça o álbum “The Best Of Até Agora” na íntegra:

The Best Of Até Agora

The Best Of Até Agora, an album by Lica Tito on Spotify

[+] Inscreva-se no canal oficial de Lica Tito no YouTube
[+] Siga Lica Tito no Twitter
[+] Siga a artista no Instagram

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.