Memória BF | ‘AmeriKKKa’s Most Wanted’, álbum de estreia de Ice Cube completa 32 anos

0
1

Lançado em 16 de maio de 1990, ‘AmeriKKKa’s Most Wanted’ é o álbum de estreia de Ice Cube. Quando ele deixou o N.W.A, em meio a várias tretas, talvez nem ele mesmo acreditasse o quanto isso faria bem para a sua carreira. O disco é tratado como um clássico do chamado ‘Gangsta Rap’ feito em Los Angeles, mas diferente de todos os outros trabalhos do mesmo estilo foi todo produzido em Nova Iorque. A produção foi do time The Bomb Squad, mais conhecidos por fazer as produções do Public Enemy, mas eles já trabalharam com muitos outros artistas e o seu estilo de produção é de fácil identificação. A quantidade de samples, variação de batidas e os vários elementos utilizados nos instrumentais é a característica mais evidente nas produções do Bomb Squad.

Um detalhe, esse time de produtores não estava em um momento calmo em 1990, ao mesmo tempo que trabalhavam com Ice Cube, estavam produzindo o ‘Fear of a Black Planet’, terceiro álbum do Public Enemy, lançado um mês antes (10.04.1990). É importante falar desse momento, já que Cube participa do álbum juntamente com Big Daddy Kane na faixa “Burn Hollywood burn” e foi aí que aconteceu a aproximação com o Squad. Só mais uma curiosidade, esse foi o último disco em que todos os membros originais do The Bomb Squad trabalharam juntos – Hank Shocklee, Keith Shocklee, Carl Ryder (Chuck D), Eric “Vietnam” Sadler, Gary G-Wiz e Bill Stephney.

Mesmo separado de Dre e Eazy-E, Cube conseguiu dar a volta por cima em carreira solo e a história de sucesso todos conhecemos, nos primeiros anos ele se tornou rapidamente mais famoso e mais bem sucedido que os ex-parceiros, na música e no cinema.

Assista ao vídeo do primeiro single

Prova disso é que o EP ‘Kill at Will’, lançado no mesmo ano, se tornou o primeiro disco de Rap nesse formato a ganhar um disco de ouro. Seu sucesso também respingou na família e graças a ele a música Rap pôde conhecer um dos mais inovadores e criativos MCs do Hip Hop, Del The Funky Homosapien, da Hiero Crew. Cube foi o responsável pela produção do álbum de estreia do Del, aquele do clássico sucesso dos bailes “Mistadobalina”I Wish My Brother George Was Here’ (1991).

O título do álbum de estreia de Ice Cube em carreira solo faz uma referência direta ao programa policial ‘America’s Most Wanted’ e o KKK é pra igualar o programa aos extremistas da Ku Klux Klan, pois todos sabemos quais as práticas desse tipo de programa em qualquer lugar do mundo. Mas as críticas vão muito além do programa de TV, as letras são carregadas de ataques a amerikkka racista.

Siga nosso canal e acompanhe as lives

As participações são poucas, entre os mais conhecidos estão Chuck D, Flavor Flav e Yo-Yo, essa última Cube também foi responsável pela produção do álbum de estreia (‘Make Way for the Motherlode/1991’), junto com Sir Jinx e Del.

Quem não conhece vale a pena ouvir esse álbum, ele é o começo de uma história de sucesso, a continuidade de algumas tretas, polêmicas, acusações mútuas e a raiz de projetos paralelos que viriam a seguir. Pra finalizar, “E SE…” esse álbum tivesse sido produzido por Dr. Dre?

centralhh.com.br
PUBLICIDADE – Central Girls patrocina essa sessão

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.