Memória BF | Divisor de águas – ‘Straight Outta Compton’, do N.W.A, completa mais um ano
ESPALHA --->
Lançado em 8 de agosto de 1988, o álbum ‘Straight Outta Compton’, do N.W.A, completa 32 anos. Este foi o primeiro disco do grupo formado por Ice Cube, MC Ren, Dr. Dre, Eazy-E e DJ Yella. Os três últimos, os principais responsáveis pelas produções instrumentais. O primeiro, Ice Cube, o principal letrista. Aliás, Cube só participaria deste álbum. No ano seguinte ele sairia do grupo para fazer carreira solo.
O álbum ‘Straight Outta Compton’ é, sem sombra de dúvidas, um divisor de águas na música Rap mundial. Nós tivemos alguns pioneiros do gangsta rap – como Ice T -, mas a música “Fuck the police”, que faz parte do disco, representou um verdadeiro boom do estilo nos Estados Unidos. Foi por causa desta música que o grupo passou a ser chamado, pela mídia, como “o grupo de Rap mais perigoso do mundo”.
Todas as faixas do disco possuem letras explícitas, que tratam da realidade dura dos guetos, uso de drogas, prostituição e violência. Quando do lançamento, o álbum causou um verdadeiro alvoroço na mídia tradicional. Emissoras de TV, jornais e revistas faziam matérias sobre as músicas, em especial “Fuck the police”, e demonstravam indignação. A mídia especializada praticamente inexistia na época.
Posteriormente, revistas como a Rolling Stone caracterizaram o disco como imprescindível na história do Hip Hop. Assim como a AllMusic, a revista marcou ‘Straight Outta Compton’ com 5 estrelas, feito inédito para um álbum de Rap, e também o incluiu na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos. . Mais adiante, a Encyclopedia of Popular Music norte-americana também premiaria o álbum com 5 estrelas.
Em 1996, seis faixas do disco foram relançadas no álbum ‘N.W.A Greatest Hits’: “Gangsta Gangsta”, “Fuck The Police”, “Straight Outta Compton Extended Mix”, “If Ain’t tha 1” e “Express Yourself”, outro grande sucesso do disco.
Anos mais tarde, em 2015, ‘Straight Outta Compton’ seria certificado com platina tripla, alcançando a marca de mais de 3 milhões de cópias vendidas. Já em 2016, a obra foi incluída no Hall da Fama do Grammy, sendo o primeiro álbum de Rap a alcançar tal feito.
Anuncie ou divulgue seu trabalho aqui, fortaleça a mídia alternativa
Abaixo você confere alguns videoclipes e escuta o disco na íntegra!
2 comments