20 Anos | DJs KL Jay, Ajamu, Marco, Will e um Quilombo chamado Sintonia

0
4
Print do site do DJ Club na Época

Em 07 de abril de 2002, um domingo, DJ KL Jay dava início a uma festa que se tornou sinônimo de resistência, ainda mais em uma região da cidade de São Paulo que está entre as mais ricas do país. A festa Sintonia começou na casa que no início era conhecida como DJ Club Bar e Teatro, na Alameda Franca, 241, no bairro Jardins.

No início dos anos 2000 sob o comando de Cassiano Alberti e do DJ Gé Rodrigues a casa foi reformulada em todos os sentidos, decoração, programação, estilos musicais, etc. Dentro dessa reformulação o convite foi feito e aceito por KL Jay, que no começo segurava sozinho a pista fazendo a seleção de Rap, Soul, R&B, Funk e Samba Rock, que permanece até hoje e segue ampliando cada vez mais o leque de estilos musicais.

Minidoc de 14 anos de festa

O Sintonia é resistência em vários sentidos, a festa atravessou duas décadas com total autonomia sobre todos os processos que envolvem a sua organização, divulgação e realização. Eu tenho alguns flyers desses 20 anos, muitos deles feitos pelo DJ Ajamu, irmão do DJ KL Jay e o primeiro a ser convidado para o time. Em nenhum desses flyers, pelo menos nos meus, não tem apoio de marcas de bebidas, não sei se isso foi intencional, mas pra mim isso tem muito significado. Nos anos 2000 começou com muita força esse apoio de marcas de bebidas em flyers de festas de Rap e você fazer uma festa, nos Jardins e não contar com esse apoio, seja ele intencional ou não, é muito difícil se formos olhar pelo lado da concorrência. Os únicos logos que aparecem em alguns flyers são de parceiros como loja de discos, a 4P, logos das próprias casas noturnas ou de iniciativas/marcas criadas por eles mesmos.

centralhh.com.br
PUBLICIDADE – Central Girls patrocina essa sessão

De acordo com KL Jay a festa começou aos domingos, aconteceu também às quartas, mas ficou consagrada às quintas-feiras. Mesmo acontecendo por muitos anos em uma região rica da cidade, gente de todos os extremos de São Paulo e até do interior se deslocavam e ainda se deslocam para curtir a festa onde quer que ela aconteça. Nesses 20 anos “a última festa no DJ Club” foi anunciada algumas vezes, ai festa mudava de casa, ia pro centro, Bixiga, Vila Madalena, voltava pro DJ Club, depois saia de novo, foi pra outras cidades, outros bairros, outros estados, mas o que nunca mudou foi a essência.

Foto por Gil – Acervo BF – 20.03.2008

DJ Marco foi o segundo a fazer parte do time e pra completar o “quarteto fantástico” DJ Will, filho mais velho do DJ KL Jay, foi o último a entrar e fechar a seleção. Nesses 20 anos eles convidaram inúmeros DJs, sejam eles renomados ou não, fizeram festas especiais de ‘Confraternização dos DJs’, especiais de artistas, abriram espaço para shows, receberam artistas internacionais, a festa se tornou parada obrigatória e referência máxima quando o assunto é música preta.

Parabéns Kléber, Ajamu, Marco e Will, que venham mais 20 anos , muita força e luz na caminhada. Abaixo confiram a galeria de flyers, alguns são do acervo pessoal e foram digitalizados outros já estavam aqui no Bocada Forte no formato digital. Através dos flyers você pode conferir algumas casas por onde eles passaram e fatos que foram descritos no texto.

A festa de comemoração de 20 anos acontece hoje no Studio SP, clique aqui para mais detalhes

Confira a nossa playlist, sempre atualizada

www.youtube.com/bocadaforte
Se inscreva e acompanhe nossas lives!

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.