Encontros Geniais | ‘The Points’, uma reunião de MCs que nunca mais irá acontecer

0
3

A foto em destaque foi feita no estúdio onde foi gravada a música “The points”, uma das faixas da trilha sonora do filme ‘Phanter’ de 1995. Esse filme é muito bom e foi o primeiro a contar a história do Partido dos Panteras Negras, a direção é de Mario Van Peebles que fez uma adaptação do romance de mesmo título feito pelo seu pai Melvin Van Peebles. A trilha sonora é pra ouvir de ponta a ponta, a faixa de abertura, “Freedom (Theme From Panther)”, foi a que fez mais sucesso e é uma reunião de mulheres, entre elas: Aaliyah, Mary J. Blige, N’Dea Davenport, E.V.E., En Vogue, Eshe e Laurneá (Arrested Development), Queen Latifah, SWV, TLC e essas não são nem a metade. No vídeo abaixo você confere a versão Soul, mas se clicar aqui você vai ouvir a versão Rap com mais umas minas zica!

Assista ao vídeo

Hoje a música em questão é a dos manos e o motivo é simples, essa eu tenho o single em vinil e um dia desses escolhendo alguns discos pra ouvir me deparei com ele e me lembrei de como foi sensacional o dia em que ouvi e vi essa reunião pela primeira vez, aliás uma reunião que nunca mais irá acontecer. Aqui eu procuro escrever sobre obras que eu tenho e que foram significativas nessa caminhada como fã de Rap. Essa foto que usei no destaque simboliza a união de uma geração, união essa que virou música. Atualmente vemos muitas fotos de rappers brasileiros juntos, também simbolizando união, mas infelizmente essa união não vira música, não acontecem colaborações musicais.

A faixa oficial usada na trilha foi produzida pela lenda viva Easy Mo Bee e o título é “Eazy’s points (dirty)” e conta nas rimas com:

Notorious B.I.G, Coolio, Bone Thugs-N-Harmony (Bizzy Bone, Krayzie Bone, Layzie Bone, Wish Bone), Jamal, Doodle Bug (Digable Planets), Rockness (Heltah Skeltah), Menace Clan, Buckshot (Black Moon), Big Mike (Geto Boys), Ill Al Skratch, Busta Rhymes e Redman.

No single tem mais três versões dessa faixa – “Easy’s points (clean)”, “U-neeks points” (dirty e clean) e “Mista Lawnge’s points (dirty)”. Na versão do DJ U-Neek tem mudanças nas participações, o Menace Clan foi substituído pelos texanos do 5th Ward Boyz e pra fazer o refrão ele convidou Satasha Williams. Tanto o DJ, quando a Tasha e o Bone eram parceiros e todos eram da Ruthless, gravadora do Eazy-E.

Tasha é quem canta o refrão do clássico do Bone “Thuggish Ruggish Bone”, inclusive ela participou do Verzus (assista aqui). Essa mulher seria um grande lançamento da Ruthless do Eazy-E, mas ele faleceu antes que pudesse lançar seu álbum e com isso seu contrato com a gravadora ficou sem nenhuma validade, uma pena. Só um adendo, por curiosidade fui pesquisar sobre alguma outra música dela, achei um single que ela lançou chamado “Free” (ouça aqui). Quando vi a foto da capa achei que eu pudesse ter esse som, quando dei o play e ouvi tive a certeza, procurei muito e o single está aqui, uma relíquia da Ruthless… Mas ai é pauta pra outra matéria…

Na versão do Mista Lawnge, que pra quem não sabe é do Black Sheep, participam apenas Busta, Coolio, Redman, Big Mike, Notorius B.I.G e o Bone. Nessa versão colocaram um refrão e alteraram a ordem das rimas dos MCs. Gosto de todas as versões, essas pequenas mudanças de cada produtor deixaram elas muito diferentes. Mesmo não sendo um single tão valorizado atualmente, qualquer fã de Rap que viveu os anos 90 compraria o disco só de ver os nomes na capa.

Se você chegou até o final, peço que clique no sino vermelho à sua esquerda e ative as notificações para receber todas as nossas atualizações, não precisa instalar nada. Se preferir, você também pode cadastrar seu email, no espaço do lado direito dessa página e a qualquer momento você pode cancelar qualquer uma das formas escolhidas. Precisamos de ajuda para continuar e ela não precisa ser apenas financeira, compartilhando nossos conteúdos em suas redes já é uma grande ajuda, obrigado!

No vídeo você confere imagens do filme e cenas de estúdio

www.youtube.com/bocadaforte
Se inscreva e acompanhe nossas lives!

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.