Confira como foi o Festival Batuque 2023 – Matéria completa em vídeo

0
143

Um dos últimos eventos que a gente cobriu em 2023 foi o Festival Batuque em Santo André, ABC paulista, nos dias 16 e 17 de dezembro. A atração internacional esse ano foi o Freddie Gibbs, o público colou em peso nos dois dias, para quem não sabe o Batuque acontece sempre em dezembro no SESC Santo André, hoje esse é o nome do Festival, mas antes todo mundo conhecia como Indie Hip-Hop. O Bocada Forte esteve presente em todos fazendo cobertura, desde 2003. Na verdade até antes de existir Indie Hip-Hop a gente já estava cobrindo grandes eventos de Hip-Hop nos SESCs de São Paulo, em 1999 ‘Dulôco’, em 2000 ‘SP Hip-Hop Experience’, em 2001 ‘SP Rima com Paz’ e 2002 ‘Nos Porões do Hip-Hop’, ai vem o Indie a partir de 2003 e desde 2010 o Festival Batuque.

Mas voltando a 2023, como sempre acontece os ingressos se esgotaram rápido e foi lotação máxima, não só para o acompanhar a atração internacional, mas também os brasileiros. Alguns dias antes do evento, Érica Bastos nossa parceira, repórter e fotógrafa fez uma entrevista com MC Stefanie e MC Max B.O e DJ Nato_pk, que foram os responsáveis por apresentar e rolar um som nos intervalos dos shows.

Além do Freddie Gibbs, duas outras atividades se repetiram nos dois dias, a exibição do documentário ‘Irmãos de Tinta 2’, isso foi bem no começo do evento, ainda não estava tão cheio, mas quem chegou cedo assistiu com atenção. A outra atividade que aconteceu nos dois dias, foi a homenagem emocionante ao nosso mano Enéas Enézimo, eu cheguei na passagem de som e registrei alguns momentos nos dois dias, que vocês vão conferir no vídeo da matéria. No sábado, 16/12, a apresentadora foi a Stefanie acompanhada do DJ Nato_PK e no segundo dia o DJ foi acompanhado pelo MC Max B.O.

Pra facilitar o acesso do público, nos dois dias tiveram vans fazendo o transporte gratuito da estação de trem de Santo André até o SESC, na chegada e na saída. No dia 16 tudo começou com a exibição do doc, quem chegou cedo acompanhou com muita atenção, depois tivemos o primeiro show com Febre 90’s, dupla formada pelo Sono TWS e Puma PJL, Rodrigo Ogi, homenagem ao Enézimo e Freddie Gibbs.

No dia 17 a abertura foi igual, com a exibição do doc. e o primeiro show da noite foi a MC Luanna, depois Victor Xamã, que foi colocado na programação depois da exclusão do Síntese com Marechal e ele fez com que ninguém sentisse falta e nem notasse essa troca. Novamente tivemos a homenagem ao grande Enézimo, dessa vez mais completa e com a leitura de uma carca escrita pela irmã do Enéas e pra fechar Freddie Gibbs, que fez questão de registrar a todo momento o quanto ele não gosta do braço armado do estado, pedindo que o público a todo momento repetisse “fuck police”.

Foram dois dias de muitos reencontros, o Festival não acontecia desde 2019, aliás se quiserem relembrar como foi, confere lá no site também. A “festa da firma”, como a gente chama aqui em SP, foi cheia de emoção de ponta a ponta.

Obrigado ao SESC e seus funcionários, toda produção do evento e principalmente a Assessoria de Imprensa do SESC, valeu Giulia pelo suporte!

Valorizem, apoiem a mídia alternativa especializada na Cultura Hip-Hop. Em muitos eventos somos a única mídia presente, mas precisamos que o respeito e a valorização seja recíproco para que possamos continuar fortalecendo e reconstruindo uma cena. A grande maioria dos perfis, páginas, canais e sites que dizem ser Hip-Hop, seguem a lógica das redes (likes, seguidores, fofocas, conteúdo copiado, números falsos e doentios), uma forma irresponsável de comunicar sem nenhum compromisso com a essência da Cultura Hip-Hop. A nossa forma de comunicar vai contra a lógica dos algoritmos das grandes e redes e plataformas e assim continuaremos, remando contra a maré da mediocridade. Estamos aqui antes da existência de tudo isso e iremos continuar, em 2024 completaremos 25 anos ininterruptos dedicados a Cultura Hip-Hop e no mesmo endereço desde 1999. Obrigado!

Confira o vídeo dessa matéria

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.