Resenha Internacional | Large Professor lança o álbum ‘First Class’ no Brasil

Matéria do Acervo Bocada Forte. Última edição feita em 13 de fevereiro de 2020.

0
0
Capa do álbum

Artista: Large Professor
Título: First Class
Gravadora: Trama / Matador
Lançamento EUA: 08 de outubro de 2002
Lançamento BR: Março/2003

Esse é o primeiro disco de um dos produtores mais bem sucedidos do Rap. O produtor, MC e DJ Large Professor, já trabalhou com grandes nomes do Rap norte-americano, como:

Eric B. & Rakim, Big Daddy Kane, Nas, Q-Tip (A Tribe Called Quest), The x-ecutioneers, Inspectah Deck (Wu-tang), Mix Master Mike e Rob Swift, só para citar alguns.

Aos 17 anos trabalhou nas programações do disco ‘Let The Rhythm Hit’ Em’ da dupla Eric B. & Rakim e já dava alguns toques para DJs e produtores novatos, como Premier (Gangstarr) e Prodigy (Mobb Deep). Large formou com os irmãos K-cut e Sir Scratch o grupo Main Source e em 1991 lançaram o disco ‘Breaking Atoms’, pela gravadora Wild Pitch. A matéria prima do disco foram muitos samples de soul e a bateria eletrônica EMU SP 1200, o segundo álbum nem chegou a ser lançado.

Assista ao vídeo do single “Radioactive”

Por causa de problemas com a mãe de seus parceiros, LP decidiu desmanchar o grupo e lançar seu trabalho solo, que ficou na geladeira um bom tempo. Foi nesse meio tempo que produziu muitos grupos conhecidos, fez as bases do disco ‘Wanted Dead or Alive’ do amigo de infância Big Daddy Kane, compôs com Nas o ‘Illmatic’ e o ‘Stillmatic’, Q-tip o chamou para produzir o instrumental da música “Midnight marauders” do A Tribe e assim ele ia ficando cada vez mais conhecido e requisitado. Produziu ainda os discos ‘Mecca and the Soul Brother’ (Pete Rock & CL Smooth), ‘All Samples Cleared’ (Biz Markie), trabalhou ainda com Kool G Rap e DJ Polo, Diamond D e fez remixes para os Beastie Boys e Slick Rick.

Release que a Trama enviou para o Bocada Forte – Acervo BF

Em 1995, contratado pela Geffen, lançou dois singles – “Mad scientist” e “Ijustwannachillin”, trabalhou em alguns discos da gravadora e mais uma vez seu disco de estréia ficou na geladeira. Depois disso fez mais trabalhos com outros artistas (Busta Rhymes foi um deles) e em 2000 resolveu lançar seu disco a qualquer custo e conseguiu.

A novata gravadora Matador (a mesma do Arsonits), acreditou e lançou o disco, que a Trama lança agora no Brasil. O disco tem 16 faixas e todas as qualidades de Large Pro estão reunidas nesse trabalho. Quem trabalhou com tantos grupos, dificilmente lançaria uma porcaria, só senti falta de um DJ, pois o disco quase não tem scratches ou colagens. ‘First Class’ tem participações de Q-Tip, Busta Rhymes, Nas e Akinyele.

PUBLICIDADE – CONHEÇA A LOJA CENTRAL GIRLS

Destaque para as faixas: “Stay chisel”, com participação do Nas; “Bout that time”; “Hip-Hop”; “Kool”; “In the sun” e “Radioactive”. Sem dúvida ele desembarcou no Brasil de Primeira Classe, como mostra a capa e contra capa do disco. Parabéns para a Trama e obrigado pelo disco, outras gravadoras deveriam fazer o mesmo.

[+] CONFIRA ENTREVISTA COM LARGE PROFESSOR

Ouça o álbum completo

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.