KL Jay na Batida Vol.3 – Equilíbrio (a busca)
O disco é duplo, tem mais de 1h30m de som de otima qualidade, para todos os gostos. As participações vão desde de Nelsão & Funk Cia até os tempos atuais com SNJ e Consequência, passando por Posse Mente Zulu, Potencial 3, RZO e muito mais. Mais equilibrado que isso acho que não dá.
Seja o que for que o DJ KL Jay esteja buscando, tenho certeza que está no caminho certo. Parabéns KL Jay, 4P e a todos que participaram, o trampo ficou muito louco, mesmo! Tanto que vou escrever faixa por faixa.
[+] LEIA ENTREVISTA COM DJ Kl JAY
Disco I
1. Privilégio 1 século 20-21: Edi Rock (Racionais), Rota de Colisão (R.D.C), P.M.Z e Xis apresentando o idealizador do disco, que dispensa apresentações. Edi Rock manda a sua ideia em cima da base da música “Tempos Difíceis”, R.D.C em cima da “Ideias de Periferia”, P.M.Z em cima da “Sou Negrão” e Xis em cima de “A Fuga”.
2. O sonho: L.F (D.M.N), Xis (ex-D.M.N) e KL Jay rimando o que representa os 4Ps. Com certeza já entrou para a história do Rap brasileiro. Kl Jay mandou bem na rima.
3. Piripac: RZO e Sabotage naquele estilo inconfundível que o pessoal já conhece, letra boa, muita rima, muita ideia, assim que é…
4. Balanço Rap1 / KL Jay: Vinheta com uma parte do programa Balanço Rap, da rádio 105 FM de Jundiaí-SP, apresentado por Kl Jay, Ice Blue e Paulo Brown.
5. Tudo por você também: O Xis, que já tinha cantado “Só por você” para as mulheres, agora manda essa para a criançada, muito boa.
6. Ouvindo um som / Consequência: Quem tem talento não precisa estar a 10 ou 15 anos na parada pra provar, mas tem que respeitar quem é de milianos e isso o Consequência faz muito bem. Tem uma parte da letra que o MC Kamau cita trechos de alguns clássicos do Rap tupiniquim, ficou bem louca.
7. Convocação Geral / Rappin Hood: Achei o refrão meio fraco, mas o restante compensa e a ideia é muito boa. Risca KL jay, rima Rappin Hood, DJ de respeito e MC de atitude, se não for assim não tem vez no Hip-Hop. Ah, a caixa da base tem tudo a ver com o título.
8. Só + 1 maluco / M.V Bill: Na sua melhor forma curto e grosso, pra quem acha que favela é hospício, o título e a letra dispensam comentários. Se acha que Rap é coisa de louco bem vindos ao hospício.
9. Sbcalux / B.A.D (Tribunal Popular): Essa faixa é curtinha, mas dá vontade de ouvir só ela, pena que acaba rápido. Kl Jay nos toca-discos, como sempre quebrando tudo e o B.A.D na rima também não deixou a desejar.
10. Mente Engatilhada / Dina Di (Visão de Rua): Quem disse que mulher não tem vez no Rap? Talento não tem cor, nem sexo, quem sabe faz a qualquer hora em qualquer lugar. Fechou muito bem o disco 1.
Disco II
11. Ouve aí / KL Jay: O mano começa o segundo disco dando a ideia pro pessoal mais novo. DJs, Grafiteiros, Breakers e MCs: humildade, respeito, seriedade e muita sinceridade na hora de fazer o trampo. Aí, não é qualquer um que tá falando, o cara tem mais de 15 anos de Hip-Hop. Cuidado! Tá todo mundo de olho no que você faz.
12. Na rima / SNJ e James (Potencial 3): Essa resume tudo que é o CD, vários rimadores de qualidade e um dos melhores DJs do Brasil.
13. Guerreira / Chris Lady Rap: Lembra dela? É, faz tempo, mas quem sabe não esquece. Me impressionei, não esperava tanto.
14. 9616-1234 / KL jay: Mano (a), não liga nesse número. Eu já liguei, é a caixa de mensagens da Telesp Celular, não é música! São só alguns recados que deixaram no celular do Kl Jay e ele colocou no CD, pelo menos é o que parece. Então se você não tem celular da Telesp nem liga.
15. Balanço Rap 2 / Ice Blue: Outra vinheta daquele mesmo programa.
16. Ao Vivo / Kamau (Consequência) e JL (Território Negro): Essa é uma das melhores, cerca de 10 minutos de improviso ao vivo no estúdio. A base é a mesma da música “Correria” do Edi Rock, é quem sabe faz ao vivo e à cores.
17. Tenta Copiar / DJ Cia: Quantos DJs não queriam estar no lugar desse mano, hein? Copiar? Nem dá, não é a toa que o cara é Bi-Campeão do Hip-Hop DJ (98/99) e vice em 2000.
18. Se Liga na Rima / Funk cia: Nelsão, Joe, Billy e Tula. Até que enfim alguém lembrou deles, a música é da hora, só tem uma coisa: os da velha merecem todo respeito, mas também tem que respeitar quem é da nova e faz um trampo verdadeiro e de qualidade.
19. Fita Dominada / Voz da Periferia: Não conheço o grupo, mas só o fato de estarem no CD é o bastante pra não esquecê-los mais. Representaram bem e não decepcionaram.
20. Valeu! / KL jay: Agradecimentos.
31. Privilégio 2 (o tempo é rei) / Mano Brown e Silveira: Calma, não escrevi o número errado. Quando eu peguei o CD também pensei que estava errado, só comprando o disco pra saber o que pega. Não é música, são pouco mais de 15 minutos em que Mano Brown fala sobre seus pensamentos, sua ideias, enfim… um monte de coisas.
Pra finalizar o encarte traz várias fotos de KL jay e seus amigos e dele sozinho e também a descrição das músicas, quem produziu, quem fez as letras e tudo mais.
Ouça o disco I
Ouça o disco 2
Que discão do mestre Kl Jay!!!!! Só fera envolvidos!!!!
[…] do Hip Hop” quando eles não estão mais entre nós, tipo o Banks, DJ Primo, Enéas, Dina Di, JL, Sabotage, etc. Se tornaram nossos antepassados nessa Cultura revolucionária e pela sua […]
[…] e a ideia por trás dessa faixa. Para quem não conhece, em 2001 ele participou do álbum ‘KL Jay na Batida Vol.03’ com o grupo Voz da Periferia e em 2018 participou do ‘KL Jay na Batida Vol.02’, nas […]
[…] semestre de 2001, há 20 anos atrás, o DJ KL Jay lançava seu primeiro álbum solo, o CD duplo ‘KL Jay na Batida Vol.III (Equilíbrio – A Busca)’. O título desse texto foi inspirado na abertura do disco II feita pelo próprio KL Jay, era assim […]