Dia 23 de agosto de 1997 – Aniversário da Trucks Discos

0
80
Flyer da festa – Acervo BF

Um dia histórico para o Rap de SP. Não repare em quantas vezes você vai ler – “não me recordo, não me lembro, não tenho certeza, etc…”

O flyer anunciava como atrações principais os dois nomes mais importantes da história do Rap brasileiro – Racionais MCs e Thaide e DJ Hum. Festa gratuita, era só passar na loja e retirar o ingresso. Nessa época era muito comum shows de Rap grátis, não me lembro durante todos os anos 90 de ter pago pra assistir algum show do Racionais ou da dupla Thaíde e DJ Hum. Corri na loja assim que fiquei sabendo, a Trucks ficava ali na Rua 24 de Maio, 116, Galeria Presidente, no centro de SP, na famosa Galeria do Reggae ou da Independente, por conta de alguns andares acima ser a sede da torcida uniformizada do São Paulo.

A Trucks foi uma loja muito importante para o Rap, ao lado da Florida, Porte Ilegal (New Generation), A Mágica do Hip Hop, Cash Beat, Guetto, entre outras. Seu dono na época era o Aritana, ele conseguia se sobressair por conseguir realizar muitos shows, inclusive atrações internacionais e nessa festa de 10 anos, ele mais uma vez mostrou que a loja estava entre as melhores e maiores do ramo. Eu não podia ser considerado um cliente da loja, a maioria dos discos que eles vendiam eram importados, então eu acabava frequentando mais a outra Galeria no número 62 da mesma rua, a Galeria do Rock, com o subsolo todo do Rap, do samba, do soul, do funk e dos cabeleireiros.

Ingresso que foi retirado na loja – Acervo BF

Fui sozinho a esse show, encontrei alguns amigos na fila, que estava gigante. Apesar de estar muito cheio, 5 mil pessoas ou até mais, não encheu o galpão. Esse Galpão Fábrica era enorme, lá durante um tempo aconteceram grandes feiras e eventos, como a Feira do Surf e o Mercado Mundo Mix. Já tinha ido a outros shows no mesmo local e nunca vi o lugar ficar lotado. Apesar do flyer do evento anunciar em destaque as duas grandes atrações, outros grupos se apresentaram, não me recordo de tudo exatamente, mas se algo estiver errado, alguém ajuda ai nas correções.

Os DJs que estão no flyer são: Kl Jay, Fresh, Grand Master Ney e convidados. Falei com o DJ Marco e ele confirmou que ele o DJ Ajamu também tocaram nesse dia. A apresentação foi do Paulo Brown e eu sinceramente não me lembro dos DJs, não que eles não estivessem lá, não é isso. Meu foco era assistir o Racionais, Thaide e DJ Hum e ir embora, tava muito frio nesse dia. Preciso lembrar algo que era praticamente uma regra durante toda década de 90 e pelo menos até a metade dos anos 2000. Qualquer show de Rap, ou até mesmo de samba, com mais de um grupo e com Racionais na programação, eles sempre eram os últimos. Cansei de sair de shows quando o dia já estava claro só pra esperar o Racionais se apresentar.

Não me recordo a ordem de apresentação dos artistas, mas se apresentaram RPW e Consequência na abertura e se não me engano o Posse Mente Zulu também ou apenas o Rappin Hood. Para mim foi uma grata surpresa, fui pra ver duas apresentações de artistas que eu curtia, acabei vendo outros e ainda conhecendo um grupo que se tornaria uma das grandes revelações do final da década de 90. O Kamau eu já conhecida de vista, dos rolês de skate, mas para mim e meus amigos, era o “Marcus Vinicius da Moska”. A Moska fazia rodas para skate, nem sei se ele era da Moska mesmo, mas falavam que era, então ficou sendo. Sagat e DJ Ajamu fui conhecer depois, já com a existência do Bocada, em 2000.

Assista o Consequência ao vivo

Essa apresentação para mim foi a primeira do Consequência, depois conversando com o Kamau ele disse que havia sido a segunda e uma das mais importantes. A presença deles ali acho que marcou pra muitas pessoas presentes, eu não estava acostumado com um grupo de Rap naquele estilo. Era totalmente diferente de tudo que eu escutava. Levada diferente, assuntos diferentes, a única coisa que eles faziam igual a outros grupos novos, era o uso de instrumentais gringos. Mas até nisso eles conseguiam ser diferentes, os grupos usavam sempre os mesmos instrumentais, todo mundo comprava os “piratinhas”, com as bases e ai ficava tudo meio que padronizado.

Flyer do evento em Carapicuíba – Acervo BF

Definitivamente eu não vou lembrar os instrumentais que eles usavam, mas não eram os que eu estava acostumado a ouvir outros grupos novos usarem. Nesse show eles não cantaram muitas músicas. Nessa época eu também tinha um grupo, que inclusive pouco tempo depois, em 07 de maio de 2000 (veja o flyer ao lado, grupo Desacato ao Sistema), se apresentou em um mesmo evento com o Consequência e o Xis, em Carapicuíba.

O RPW foi naquela pegada bate-cabeça, eles já eram famosos no Rap, eu andava de skate, então me identificava com eles. Nem todo mundo curtia, tinha uma divisão nessa época e um certo preconceito com o estilo que chamaram de “bate-cabeça”.

Thaide e DJ Hum fizeram uma apresentação rápida, mas sempre com muita energia, presença dos B.boys, também não lembro qual foi a dupla de dançarinos esse dia, mas na maioria das apresentações eram Banks e Marcelinho, vez ou outra o Andrézinho. E ai, depois dessa apresentação, começa o sofrimento pra mais uma vez aguardar a última e maior atração da noite, Racionais MCs. E sabem o que aconteceu?

Pela primeira vez pude ver como seria o Edi Rock em carreira solo e depois desse dia, eu sempre acreditei e isso se confirmou, que se ele fizesse uma carreira solo ele se daria muito bem. Sim amigxs, Mano Brown e Ice Blue não vieram! Não me lembro qual foi a desculpa dada, só sei que Rappin Hood ajudou a cantar algumas músicas e mesmo o grupo não estando completo, Edi Rock e DJ Kl Jay arregaçaram. A decepção nem foi tanto pela ausência do Brown e do Blue, mas pela duração do show, esperamos muito tempo por um show curto. Mas ainda bem que os outros grupos colaboraram para que essa noite valesse a pena.

[+] LEIA ENTREVISTA COM CONSEQUÊNCIA FEITA EM 2001

O dia foi histórico para o Consequência, pro Hood, Edi Rock, Kl Jay, RPW, os DJs e para todos os presentes. Não vou mentir, sai de lá “p” da vida, mas o tempo mostrou o quanto esse dia foi importante. Tenho certeza que se hoje falar sobre isso com qualquer um dos envolvidos, eles vão se lembrar desse dia. Atualmente no mesmo endereço da Trucks Discos funciona a loja Promo Only, dos DJs Célio e Marquinhos da Pesada, esse último foi funcionário e também proprietário da Trucks. Faz tempo que não vou na galeria, a últimas vez que fui a loja ainda existia, na mesma galeria, no mesmo corredor só que em outra sala. Espero que os envolvidos ajudem nas lembranças, corrijam possíveis erros de memória e ajudem a relembrar essa data!

Assista abaixo um vídeo do Acervo BF, Aritana na Quilombo TV


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.