Álbum debut de Notorious B.I.G, ‘Ready To Die’ completa 25 anos

0
92
A capa do disco

O dia 13 de setembro quase acabando – são 20h no momento desta postagem -, mas a gente não esqueceu. E, como a noite é uma criança, quem sabe nesta noite não seja uma boa hora para relembrar e escutar o primeiro álbum do rapper Notorious B.I.G, “Ready To Die“.

Lançado neste mesmo dia, no ano de 1994, portando a 25 anos atrás, “Ready To Die” traz clássicos do Rap e produções instrumentais de Easy Mo Bee (que assina a maior parte), Puff Daddy, Bluez Brothers, DJ Premier, Lord Finesse, dentre outros.

O disco é quase uma auto-biografia de Big Smalls, como também é conhecido, já que aborda boa parte da sua adolescência no crime. Logo de cara, o álbum alcançou certificação dourada (Gold Certification) e, pouco tempo depois, chegou a marca de 6 vezes platina, pela RIAA (Recording Industry Association of America).

Dentre todas as suas músicas, “Big Poppa” foi a de maior sucesso, sendo indicada ao prêmio de Melhor Perfomance Solo do Grammy Awards em 1996. Outras duas faixas merecem destaque, os singles “Juicy” e “One More Chance“.

Mas é preciso um parenteses no destaque das músicas, relembrando que na faixa Gimme the Loot, Notorious tem grande perfomance, rimando como ele mesmo e também em outro timbre de voz, como um dos personagens da música. A faixa é boa demais.

A lista de elogios ao álbum é enorme. O jornal inglês The Guardian, ironicamente elencou “Ready To Die” (Pronto Para Morrer) entre os 1000 álbuns que você precisa escutar antes de morrer. A MTV colocou o disco entre os melhores álbuns de Rap de todos os tempos. A revista Rolling Stone foi mais além e colocou o álbum como um dos 500 melhores de todos os tempos, entre todos os estilos. Enfim, se fosse elencar aqui todos os elogios, o parágrafo ficaria imenso.

Com 17 faixas, o álbum vem com participação de Method Man na faixa “The What“.

Sem mais delongas, dê o play e relembre o álbum com videoclipes e também escute na íntegra, ao final

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.