Carregando agora
×

#AgendaBF: Quitanda Cultura e Saberes realiza oficina de Samba de Coco com Martinha do Coco em Brasília

#AgendaBF: Quitanda Cultura e Saberes realiza oficina de Samba de Coco com Martinha do Coco em Brasília

ESPALHA --->

Foto: Ísis Dantas

Neste sábado (13), a Casa Luz de Yorimá, na 905 Norte, recebe a oficina Samba de Coco com Martinha do Coco, a partir das 17h. A atividade é gratuita e integra o projeto Quitanda Cultura e Saberes, que promove até novembro uma série de iniciativas voltadas para a cultura afro-brasileira e as expressões periféricas.

A oficina coloca em prática os três elementos centrais do Samba de Coco: canto, dança e percussão. Em formato de roda, os participantes aprendem passos, movimentos e ritmos característicos, enquanto experimentam a tradição de forma ativa. Além disso, Martinha do Coco compartilha sua trajetória e a história do Coco do Cerrado, som que mistura ritmo, poesia e raiz.

Mestra reconhecida pelo Ministério da Cultura e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, Martinha do Coco vive no Paranoá há 40 anos. Nascida em Olinda, Pernambuco, sua trajetória artística incorpora influências do coco, maracatu e ciranda, consolidando-a como referência da cultura popular local.

O projeto Quitanda Cultura e Saberes, idealizado por Mãe Leila – Auaracyara, acontece em diferentes datas na Casa Luz de Yorimá até o fim de novembro, com oficinas, apresentações, exposições e sessões de filmes. A iniciativa conecta periferia e centro de Brasília, espaços historicamente marcados por desigualdades no acesso à cultura negra.

O nome do projeto remete às quitandeiras, mulheres negras que atuavam no comércio ambulante durante os períodos colonial e imperial, simbolizando resistência, cuidado e ancestralidade. “Nosso projeto rompe muros invisíveis que existem entre o centro e a periferia. É uma forma de reafirmar que esses territórios têm potência, cultura e história”, afirma Mãe Leila – Auaracyara.

A Casa Luz de Yorimá, ponto de cultura e terreiro de Umbanda, funciona como espaço de resistência e valorização da diversidade religiosa e cultural no Distrito Federal. Segundo Mãe Leila, “quando conhecemos as pessoas e suas trajetórias, rompemos com preconceitos e prevenimos violências”.

Serviço
Oficina Samba de Coco com Martinha do Coco
Sábado (13), a partir das 17h
Local: Casa Luz de Yorimá, 905 Norte, Brasília-DF
Entrada gratuita
Mais informações: Instagram da Casa Luz de Yorimá

apoi #AgendaBF: Quitanda Cultura e Saberes realiza oficina de Samba de Coco com Martinha do Coco em Brasília

Jair dos Santos (Cortecertu) passou a fazer parte da Equipe do Bocada Forte em 2001 como colaborador e rapidamente se tornou um dos editores e principal criador de conteúdo. É pesquisador, DJ, compositor, beatmaker e ex-instrutor da Associação Amigos da Molecada da Vila Santa Catarina (bairro da zona sul de São Paulo). Trabalhou na pesquisa de imagem e de texto no DVD "1000 trutas, 1000 tretas", do grupo Racionais MC. Foi colunista do jornal Brasil de Fato e pesquisador iconográfico para a revista Caros Amigos, no livro Hip Hop Brasil. Colaborador da Revista 451. Foi coordenador da digitalização do acervo do Banco de Dados da Folha de Paulo.