BF Ao Vivo | Black Alquimista é o convidado do ‘Algo a Dizer’ #11

Hoje na 11ª Edição do ‘Algo a Dizer’ teremos como convidado o MC, colecionador, beatmaker e pesquisador Black Alquimista. Ele é de São Bernardo do Campo, grande São Paulo. Black é um dos fundadores de uma das posses mais representativas do país, a Posse Hausa e sua história na Cultura Hip-Hop vem desde os anos 80. Em 1989 ele já estava no palco participando de um Concurso de Rap, o FEST RAP 89, no Esporte Clube São Bernardo, no mesmo concurso estavam nomes como DJ Negralha (O Rappa), JL (Território Negro) e Rappin Hood (Posse Mente Zulu).

Também participou dos encontros de rappers na Praça Roosevelt nos anos 90 (Sindicato Negro), teve participação na elaboração do primeiro livro de Rap do Brasil, o ABC Rap e, entre muitas outras coisas, fez oficinas de Hip-Hop na antiga FEBEM. Em 1997, juntamente com outros grupos, fundou os Alquimistas e em 1999 já lançaram uma fita demo, produzida pelo DJ Som 3, outra figura importante e pouco reconhecida.

Confira um vídeo do Alquimistas

Em 2001, ele começa a produzir com uma bateria Alesis HR16 e um Sampler Akai 2800 e assim segue a sua saga, sempre trabalhando com foco nos equipamentos analógicos e assim a sua linha do tempo vai sendo preenchida com produções e beat tapes. Em 2003 faz produções para o Novo time e Big Filho, em 2005 consegue uma MPC 60 e começa a produzir com ela. Dois anos depois, em 2007, participa e ganha o festival Motomix com uma produção feita nessa mesma MPC. Nesse mesmo ano é lançado o primeiro álbum do Alquimistas, com produções suas.

Ouça a Beat Tape ‘CDD’

Em 2014 o Alquimistas lançam outro disco, novamente com produção sua e em 2015 começa a participar da Beatbrasilis, projeto que reúne vários Beatmakers em um mesmo local, para samplear e fazer beats e até hoje participa das edições do projeto. Em 2016 lança a beat tape ‘Metamorfose’, com 17 beats e convida os DJs Simão Malungo e Nato Pk (Pau-De-Dá-Em-Doido) para mixar os beats em 30 minutos. Em 2017 lança a beat tape ‘CDD Beats’, com falas do filme ‘Cidade de Deus’.

Ouça a Beat Tape ‘Metamorfose Vol.01’

Setembro de 2018 foi o último lançamento do mais novo projeto, a Beat Tape ‘Pensamentos’, são 10 faixas, com duração média de 3 minutos cada, todas produzidas nas MPC 2000Xl, 2500,3000 (CLIQUE E OUÇA). Essa Beat Tape foi lançada em todas as plataformas e também teve 20 fitas cassetes limitadas e numeradas! O lançamento foi pela Atomic Play, que também servirá de base para o lançamento de projetos de outros produtores e também de grupos de Rap. Atualmente, além da sessões semanais na Beatbrasilis, ele tem feito em seu canal na Twitch, todos os domingos, o Festival Beat Express.

Confira as últimas edições do Beat Express

Já deu pra percebe a importância histórica desse mano né? Não conhecia? Nunca ouviu falar? Então não perde tempo e cola com a gente, às 20h, porque Black Alquimista é mais um personagem do Hip Hop brasileiro que tem ‘Algo a Dizer’.

O que? ‘Algo a Dizer’ com Black Alquimista
Quando? Terça-feira (08/09) às 20h
Onde? www.twitch.tv/bocadaforte

Saiba mais sobre ele: Soundcloud | FaceBook | Instagram | Twitch | Atomic Play

Confira a última edição do ‘Algo a Dizer’ e siga a gente também no YouTube

www.centralhh.com.br
CLIQUE NO BANNER E ACESSE A LOJA

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.