Primeiro livro de Rap da América Latina foi lançado há 27 anos, ABC Rap

4
169
Capa do Livro ABC Rap

#Literatura
O livro ABC Rap foi lançado em 22 de abril de 1992, portanto hoje são completados 27 anos desse registro histórico.

O livro é uma coletânea de poesias/letras de grupos de Rap da região do ABC paulista (Santo André, São Bernardo e São Caetano). Tem 148 páginas ilustradas e é o primeiro livro da América Latina com esse conteúdo.

O que inicialmente seria uma coletânea em vinil, acabou virando um registro impresso, por ser mais barato e também por comportar uma quantidade maior de grupos. Foi lançado pelo Departamento de Cultura (Projeto de Ação Cultural “Movimento de Rua”) da prefeitura de São Bernardo do Campo, a capa e as ilustrações são do artista plástico e grafiteiro Vado do Cachimbo.

Entre os grupos que participaram estão Unidade 1 (Gê-GSA), Irmãos de Rua (Ice Doctor RMC e DJ Lord), Atitude Negra, Revolução Radical, Revolução Rap, DJ Beat e Conexão Hip-Hop e muitos outros. É um livro muito raro. Só está disponível em algumas Bibliotecas do ABC e quem procurar talvez consiga encontrar em algum sebo.

A festa de lançamento contou com apresentações de Thaíde e DJ Hum e Racionais MCs, no Paço Municipal de São Bernardo do Campo e o coquetel no Teatro Municipal Cacilda Becker.

O livro é mais uma iniciativa que comprova a importância do ABCD paulista para o Hip-Hop nacional. Lá surgiu uma das primeiras posses (Posse Hausa-SBC), a primeira Casa do Hip-Hop (Diadema) e também a sede da Zulu Nation Brasil.

A região sempre foi muito engajada com as questões sociais, raciais e culturais, com muitas oficinas, debates, manifestações, fanzines, crews, etc.

Vida longa e muita força ao Hip-Hop do ABCD!

Obrigado Black (Alquimistas e Posse Hausa) pelas informações adicionais. Ele também participou do livro como DJ Beat e Conexão Hip-Hop!
Conheça mais mais sobre ele

Relembre a música do grupo Unidade 1, que participou do livro com duas letras

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho dois raps neste livro mas a minha cópia assinada pelos racionais e pelo thayde infelizmente me roubaram e eu quero muito conseguir outra para guardar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.