MC Akua Naru faz shows no país

akkua

Por: Lu Matsu

A rapper AKUA NARU está de malas prontas para mais uma jornada em sua carreira: a turnê no Brasil, que será aberta oficialmente na cidade de Belo Horizonte (MG), no dia 7 de novembro. A artista, nascida em Connecticut (EUA) e radicada na cidade de Colônia (Alemanha), dividirá o palco com Emicida e Rael em algumas apresentações. Além de Minas Gerais, a turnê passa ainda por São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. “Visitar o Brasil significa realizar um sonho. Sempre tive interesse pela cultura, pela música e estou ansiosa para viver essa experiência. Sou uma grande fã do Emicida, Baska – meu bom amigo e DJ – é do Rio. Então, a minha relação com o Brasil vem se desenvolvendo e desejo ver isso crescer a cada dia.” – revela Akua.

Graças a sua movimentada agenda em novembro – que até o momento conta com dez shows – o público terá a chance de conferir ao vivo o seu flow inconfundível, que passeia entre o rap e o slam, bem acompanhado pelos instrumentais de sua banda, que navegam entre o hip hop e o jazz. Tudo isso para agradar em cheio os ouvidos mais seletivos.

Algum tempo se passou desde o lançamento de seu primeiro álbum ”The Journey Aflame” (2011), que reúne influências de culturas diversas. “Tenho visitado alguns lugares. Eu vivi nos EUA, na China e na Alemanha. Viver em outras culturas contribuiu para que eu me veja de diferentes maneiras hoje. A música que faço é um reflexo de todas essas experiências: o que vem de minha própria cultura, essas culturas onde eu vivi, todos os lugares que visitei e pessoas que eu encontrei. A música nasce de tudo isso.” – explica Akua. Desde o começo, o trabalho de Akua foi aclamado pela crítica. Integrante dos movimentos artísticos ligados ao hip hop dos anos 1990 e associada a artistas consagrados como Lauryn Hill & The Roots, os dons poéticos e musicais de Akua, se destacam em suas performances ao vivo. Com isso, a cantora alcançou reconhecimento e notoriedade para além do hip hop.

Suas músicas são uma ode às mulheres, ao amor, à poesia, mas também representam uma viagem. Um jogo que contempla a musicalidade, mas também as palavras. Akua Naru abre o seu primeiro disco com a introdução falada: “Welcome to the Journey: The Journey Aflame”. Com essa mesma pegada intensa é que a cantora se prepara para fazer os shows por aqui. “O público pode esperar esse fogo, essa chama. Vou colocar todo o meu coração no palco.” – avisa.

A turnê é uma realização do Laboratório Fantasma, com apoio da gravadora Urban Era e da agência Subotage. A rapper nos contou que a parceria com Emicida foi firmada este ano na Alemanha: “Eu encontrei com Emicida pela primeira vez no Sommer Loch Festival, em Wuppertal. Fui cativada por seu espírito, voz e paixão, embora eu não possa entender o idioma. A energia que ele tem, sinto que é semelhante à minha. Quando nos conhecemos pessoalmente, foi como reencontrar um irmão. Éramos irmão e irmã desde o primeiro minuto e as pessoas podem sentir isso ao nos ver. Foi uma verdadeira honra.”

Sobre os próximos trabalhos, Akua confirmou em primeira mão que seu novo álbum de estúdio será lançado em fevereiro de 2015. “O álbum foi produzido principalmente por mim e está guardado no meu coração. Eu tenho trabalhado nisso há algum tempo e fico muito ansiosa para compartilhar as novas músicas com o mundo, especialmente no Brasil.

Agora só nos resta contar as horas e esperar para viver essa jornada com Akua. Quem aí já imagina a sensação de ouvir “Poetry: How Does It Feel?” ao vivo? Para quem está chegando agora, recomendo esse som que reúne metáforas entre amor, sexo e música. Uma bela combinação entre baixo, bateria, saxofone e palavras que ela quase sussurra ao microfone, destacando a sua voz consistente, rouca e grave.

agenda_akua

[+] Visite o site da artista

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.