‘So Wassup?’ #46 | DJ Premier relembra duas ‘pedradas’ dos ‘rudes e nunca suaves’ da M.O.P

0
147

E mais uma vez DJ Premier e suas histórias me fazem relembrar Raps da ‘Era de Ouro’. No episódio #46 ele trouxe dois sons da dupla do Brooklyn, Billy Danze e Lil’ Fame, os MCs da Mash Out Posse M.O.P. Premier relembrou as faixas “Rugged neva smoove” e “Downtown swinga”, que não foram lançadas juntas em nenhum álbum da dupla. “Rugged neva smoove” foi lançada no álbum de estreia (‘To The Death’/1994), eles lançaram uma versão de “Downtown swinga” no segundo álbum deles (‘Firing Squad’/1996), e em 1998 lançaram outra no 3º álbum (‘First Family 4 Life’/1998) e por isso uma traz no título o ’96 e a outra o ’98.

Elas estão juntas em um single duplo, ou melhor, um Max Single. Era muito comum esse tipo de lançamento nos anos 90, são mais completos, com todas as versões da música e às vezes, como é o caso desse, traz algum “brinde”. Nesse disco duplo o single principal é a “Rugged…” e tem, além das versões do Premier, a versão do DR Period, que foi o responsável por 99% da produção do primeiro álbum. Quem conhece o M.O.P sabe muito bem o quanto o Rap deles é agressivo e como o próprio Preemo diz no episódio “a linguagem deles não é apropriada para o rádio”. Na verdade, nos Estados Unidos, a linguagem de quase nenhum Rap eles acham apropriada e por isso quase todos os singles tem a versão “rádio”, onde palavrões são substituídos ou silenciados (confira esse clássico e veja quantos cortes).

Premier revelou uma curiosidade que foi o que me fez pegar o vinil e escutar novamente todas as versões. A música “Downtown swinga” só foi feita pra preencher o tape e não desperdiçar espaço, e ainda para não perder tempo ele utilizou os mesmos elementos de bateria e só trocou o sample – essa versão só saiu nesse single duplo. Ouvindo as histórias me atentei pra algo interessante na carreira do M.O.P, tanto Premier quanto a maioria do público conheceu a dupla com a música “How about some hardcore” (deixei o vídeo acima), logicamente produzida pelo DR Period. Depois que eles conheceram o Premier, passaram a ter várias faixas produzidas por ele, outras eles mesmos produziram e não trabalharam mais com o DR Period. Quando eles voltaram a trabalhar com DR Period foi no álbum ‘Warriorz’ e estouraram com a faixa “Ante up (Robbing-Hoodz theory)”, que foi produzida por ele. (o vídeo também está acima).

No episódio anterior comentei sobre os discos que levei pro DJ Premier autografar, mosquei e esse foi o único que ficou de fora.

Confira o episódio e as duas músicas estão logo abaixo

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.