Símbolo da revolução tecnológica na música, sintetizador portátil completa 50 anos

Em 1969, a EMS (Electronic Music Studios) colocou no mercado o VCS 3, considerado o primeiro sintetizador portátil a ser comercializado no mundo. Criado por Peter Zinovieff, geólogo e um dos fundadores da EMS, o VCS 3 conquistou a atenção de bandas de diferentes estilos e gerações.

Segundo o jornalista Luccas Oliveira, do jornal O Globo, Pink Floyd, The Who, David Bowie, Beatles, Led Zeppelin, Kraftwerk, Portishead e Chemical Brothers foram seduzidos pelo equipamento criado por Zinovieff.

“A inovação estava exatamente em sua dimensão- diferentemente dos complexos modelos criados pelo americano Robert Moog, que podiam ocupar uma parede inteira, o VCS 3 era do tamanho de uma maleta”, afirma Oliveira.

Foto: Reprodução/Google

Desde 1960, Zinovieff – filho de russos que fugiram para Londres durante a Revolução Russa – acreditava que o sequenciamento de computadores era o caminho para a música eletrônica. Hoje sabemos o quanto ele estava certo.

Na metade dos anos 1969, Zinovieff construiu um estúdio subterrâneo para abrigar seus equipamentos eletrônicos. O centro de tudo era um computador PDP-8, da Digital Equipment Corporation (DEC).

De acordo com o site Reverb, o PDP-8 foi o primeiro microcomputador produzido em massa nos EUA. Lançado em 1965, o aparelho tinha 8k de memória e não possuía disco rígido.

OSCILADORES NO LADO ESCURO DA LUA

“Na época, Zinovieff pagou cerca de 4000 libras pelo seu- mais do que o preço médio de uma casa na época- e foi quase certamente a primeira pessoa no Reino Unido a possuir um computador em particular”, diz o jornalista Mark Brend, do Reverb.

O inventor sempre detestou música pop, fato que o fez negar um encontro com Paul McCartney para apresentar o VCS 3 e seus osciladores. Mas como todo mundo tem que pagar suas contas, Zinovieff acabou mudando de ideia e passou a receber artistas do rock e do pop.

Para o geólogo, a banda Pink Floyd foi a que fez o melhor uso do VCS 3, no disco “The Dark Side Of The Moon”, lançado em 1973.

Publicidade

PRIMEIROS SAMPLES

Em 1971, Zinovieff e o compositor Harrison Birtwistle escalaram o Big Ben para gravar um sample do barulho do relógio para uma faixa que entrou no álbum “Eletric Calendar – The EMS Tapes”.

“Fui o primeiro a usar samples em um computador. Com certeza, outras pessoas já tinham gravado sons aleatórios antes, mas nunca tinham organizado-os em uma máquina a fim de criar músicas a partir disso”, conta o criador do VCS 3 ao Globo.

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.