O álbum “Stress: The Extinction Agenda”, da dupla do bairro do Queens/Nova York, Organized Konfusion – Prince Po e Pharoahe Monch -, completa mais um ano hoje.
Lançado em 16 de agosto de 1994, o disco é, sem dúvidas, um marco para a música Rap, pois tem uma sonoridade única. Buckwild e Rockwilder assinam as produções instrumentais. Ele é considerado um dos trabalhos mais respeitados quando o assunto é flow e rimas. A revista Spin, por exemplo, considera o trabalho um clássico da Golden Era, colocando-o em sua lista ‘Top 10 Discos Que Você Não Escutou’. A revista especializada The Source, marcou o álbum com 4 estrelas, de 5, dizendo: “A essência do Organized Konfusion é de puro liricismo. Mais do que qualquer artista ou grupo na ativa. Monch e Prince são mestres das palavras e das frases. São como contorcionistas verbais, criando movimento em sílabas e sons”.
Outra revista especializada, a Rap Pages, afirmou na época: “Este é um álbum que qualquer MC aspirante, assim como para qualquer ávido fã que está cansado de MCs relacionados ao crime, saturados e sem talento precisa ter”. E completa: “O Organized Konfusion criou um estilo sofisticado no Hip Hop, inovador e ‘infeccioso’. Há material suficiente no disco para fazer balançar a cabeça até do mais cansado dos ouvintes“.
Antes deste trampo, a dupla Prince Po e Pharoahe Monch havia lançado um álbum, que leva no título o nome do grupo, em 1991. Após “Stress: The Extinction Agenda”, o Organized Konfusion lançou mais um: “The Equinox”, em 1997. Depois disto a dupla realizou diversas aparições em músicas de outros artistas e álbuns coletânea (realizadas até 2005), vindo a se separar para trabalhos solos.
Abaixo você confere o videoclipe da faixa “Stress” e escuta o álbum na íntegra