DJ Cortecertu lança o single “1984 Tempo de Breaking”

0
425

Os primeiros anos da década de 80 foram fundamentais para a propagação da Cultura Hip Hop em nível mundial. O primeiro grande sucesso musical do Rap, a faixa “Rappers deligth” do Sugar Hill Gang foi lançada em 1979, mas ela não apresentava para o mundo uma Cultura e sim um estilo musical. Em 1983, tivemos o lançamento dos primeiros filmes sobre Hip Hop, ‘Wild Style’ e ‘Style Wars’, ambos traziam como protagonistas os agentes responsáveis pelo desenvolvimento das 4 manifestações artísticas do Hip Hop, os atores eram DJs, MCs, B.boys, B.Girls, Grafiteiros e Grafiteiras. Esses lançamentos foram o primeiro contato de muita gente com a Cultura Hip Hop e, em 1984, tivemos o verdadeiro boom mundial com o filme ‘Beat Street’.

Diferente dos filmes lançados em 1983, esse último trazia atores como protagonistas o que até causou estranheza pros manos e minas das quebradas de Nova Iorque e principalmente os do South Bronx, ainda assim alguns deles estão no filme. Sem entrar nos detalhes e polêmicas, o fato é que ‘Beat Street’ foi o maior responsável por apresentar ao mundo uma Cultura que há 10 anos vinha movimentando os guetos nova-iorquinos. Qualquer pessoa, de qualquer quebrada urbana do mundo, que tenha nascido na década de 70, dançou o “break” e quem não dançou teve algum tipo de contato com a dança, seja através de amigos, do cinema, da música ou pela TV.

Aqui no Brasil e em outros países de língua portuguesa o filme chegou como ‘Beat Street – A Loucura do Ritmo’ e foi uma febre. Na indústria atual nos acostumamos a ouvir de muitas pessoas que o Hip Hop é apenas um estilo musical, é assim que ele é comercializado como se fosse apenas o Rap. Em 1984 não era assim, DJs, o Breaking e o Graffiti eram os destaques, a dança ainda mais e foi ela a principal responsável por inspirar e fortalecer o Hip Hop em cada quebrada de todos os continentes. Haviam MCs, DJs, Grafiteiros e Grafiteiras, mas todos também dançavam.

O “break dance” estava em tudo, comerciais, abertura de novelas, concursos em programas de TV, nos bailes, nas ruas, nos parques, nos shows, nas capas de inúmeros LPs, em tudo mesmo! Imagine um mundo sem internet e sem a facilidade de comunicação que existe hoje… Pois então, foi nesse contexto que o Hip Hop mudou os rumos da dança, da música, da moda e das artes plásticas.

No último dia 11 de agosto, foram completados 49 anos da primeira festa de Hip Hop e isso foi comemorado por todas, todos e todes os Hip Hoppers. Os mais velhos, com aquele sentimento nostálgico, com saudade, publicaram textos, textões, fotos, vídeos, dancinhas e tudo mais nas redes. DJ Raffa por exemplo postou um vídeo que ilustra muito bem a “febre do break” em 1984, onde ele mesmo está dançando com amigos em Brasília. Isso também prova que por conta do filme ‘Beat Street’, a Cultura Hip Hop começou a se desenvolver simultaneamente em todos os lugares.

Para relembrar essa época e também a importância pessoal do ano de 1984, DJ Cortecertu acaba de lançar mais uma de suas faixas instrumentais, essa com a estética, timbres e texturas que remetem aquela época e o título é “1984 Tempo de Breaking”. Há alguns dias atrás, aqui mesmo no BF, Cortecertu escreveu sobre a música “Basketball” do Kurtis Blow, onde ele também fala um pouco sobre essa vivência e as suas impressões sobre a música.

Ouça a faixa

Confira as atualizações em nosso canal

[wp-rss-aggregator feeds=”youtubebf”]

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.