Memória BF | RZA do Wu-Tang Clan celebra mais um ano de vida

Publicado pela 1ª vez em 05.07.2019 com o título 'RZA, o principal responsável pela existência do Wu-Tang Clan completa 50 anos'. Última edição em 05.07.2021

0
2348

Os fanáticos fãs do Wu-Tang Clan precisam comemorar o dia 5 de julho, pois foi nesse mesmo dia, em 1969, que nasceu o principal responsável pela união do clã: Prince Rakeem, The Abbot, Bobby Digital, Bobby Steels, The Scientist, Prince Delight, Prince Dynamite, Ruler Zig-Zag-Zig Allah, RZArector ou simplesmente RZA.

Robert Fitzgerald Diggs, completa hoje 52 anos. Sua mãe escolheu seu nome inspirada em dois políticos, Robert Kennedy e John Fitzgerald Kennedy. RZA é mais um talento do Rap que nasceu no bairro do Brooklyn, em Nova York, e, para quem não sabe, ele é primo de dois membros do Wu-Tang, GZA e Ol’ Dirty Bastard. Com seus primos e mais cinco amigos (Method Man, Ghostface Killah, Raekwon, Inspectah Deck e U-God) ele formou em 1992 o grupo que pode ser naturalmente considerado os Beatles, ou melhor, os Rolling Stones do Rap, já que os primeiros eram muito “bonzinhos”.

RZA não só foi o responsável por unir tantos MCs talentosos, ele também foi o produtor de todas as músicas nos primeiros álbuns do grupo e também esteve presente em todos os primeiros trabalhos solo dos outros integrantes.

Antes do Wu-Tang, ele teve um trabalho gravado pela Tommy Boy Records, como Prince Rakeem. O EP ‘Ooh I Love You Rakeem’, com três faixas, contou com produção dele e de Eazy Mo Bee. Coincidência ou não, este disco também foi lançado em julho (1/7/1991) e uma das faixas é a que você pode conferir no vídeo abaixo, “Ooh we love you Rakeem”.

Ainda sobre os parentescos dele, seu irmão mais novo, Terrance Hamlin ou 9th Prince, é um dos fundadores do Killarmy, que também é considerado parte do Wu-Tang, assim como o Sunz Of Men, Gravediggaz (seu outro projeto paralelo) e tantos outros afiliados. RZA sempre foi a linha de frente deste batalhão de MCs. Foram suas produções com o grupo que criou que o transformou em um super produtor e trouxe o reconhecimento como um dos grandes produtores da história do Rap.

Noticiamos aqui no BF a estreia da série “Wu-Tang: An American Saga” e é justamente ele o personagem principal. Merecido! Alguém que consegue administrar, se é que podemos usar esse termo, tantos talentos, egos, vaidades e personalidades fortes, tem que ser reconhecido como um grande mestre.

Class

Acervo Bocada Forte

A imagem ao lado é de um flyer da festa ‘Class’, organizada pela Rap Soul Funk na metade dos anos 90. Esta festa ocorria todas às sextas, em São Paulo. Os DJs tocavam essencialmente, com raras exceções, todos os grandes clássicos da ‘Golden Era’. Mas o bicho pegava mesmo na pista, quando os DJs tocavam os sons do Wu-Tang ou as músicas solo de qualquer um dos integrantes, ou até mesmo do Gravediggaz.

Por conta disto, também fizemos referência à festa na imagem de destaque do post. Eu mesmo frequentei esta festa, sem faltar nenhuma sexta-feira, enquanto ela era na Rua Padre João Manoel, 199, em São Paulo, com a Chris ‘Lady Rap’ como hostess.

Esse post foi publicado pela primeira vez em 2019, quando RZA completou 50 anos. A data tinha caído em uma sexta-feira e para comemorar resolvemos criar uma playlist em homenagem as 5 décadas do Mestre dos Beats. Abaixo você confere os sons que faziam a pista da Class pegar fogo e também produções do RZA de qualquer época!

Curta a playlist com diversos sons do Wu-Tang e muitos outros

Assista ao vídeo do Rza/Prince Rakeem junto com seu primo Ol’ Dirty Bastard

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.