Originais e sampleadas | DJ Jorge Cuts revela o sample usado por Madlib em sua parceria com Talib Kweli

Foto do DJ Jorge com sua cópia do álbum ‘Liberation’

O DJ Jorge Cuts desvendou na teoria e na prática o sample de mais uma música. Dessa vez o DJ pegou o sample principal da música “Funny money”, que foi lançada no disco colaborativo entre Talib Kweli & Madlib, ‘Liberation’ (2007) – CLIQUE AQUI E OUÇA O ÁLBUM.

Vale lembrar que esse disco, talvez por conta do título, teve seu download liberado de forma gratuita entre o final de 2006 e começo de 2007. A liberação durou apenas uma semana e o disco foi lançado oficialmente em 20 de março de 2007. Sobre a descoberta do sample, DJ Jorge explicou:

“Tempos atrás eu estava escutando umas músicas, e acabei chegando no David Porter. A música “Funny money” me chamou atenção no início do vocal, mas não lembrava onde tinha ouvido. Passei um bom tempo ouvindo a música, até que peguei e aumentei a velocidade, eeeee… foi ai que eu pensei – Madlib felaaaa da p***! Dobrou o BPM, recortou a bateria e vocais do David Porter e claro deu o seu toque de mágica! “Funny Monney”, é uma das músicas que eu mais gosto do álbum ‘Liberation’.”

https://www.bocadaforte.com.br/wp-content/uploads/2020/03/RevistaBocadaForte_02.pdf
CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD DA REVISTA BOCADA FORTE #02

Além de Madlib ter usado como sample principal a música de mesmo título de David Porter, do disco ‘Sweat & Love’ (1974), Talib aproveitou e também se inspirou na introdução da música “Oochie wally, interpretada por Nas e Bravehearts na coletânea ‘QB’s Finest’ (2000), mudando apenas algumas palavras. Em “Funny money”, Talib fala sobre contratantes caloteiros e a valorização do seu trabalho, é algo como “não brinque com meu dinheiro”. Abaixo você confere o vídeo do DJ Jorge mostrando a música original e a sampleada e também todos os streamings relacionados.

Ouça a música de Talib Kweli & Madlib

Ouça a música de David Porter

Ouça a música do Nas com Bravehearts, a referência usada aparece aos 07 segundos

1 COMENTÁRIO

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.