Para quem acompanha o hip-hop underground dos Estados Unidos, o nome Blueprint já é familiar. Confesso que estou conhecendo sua obra aos poucos nesses últimos dias. Como tiozinho da velha escola, ao me deparar com o nome do cara, veio logo em minha mente o disco “Ghetto Music: The Blueprint of Hip Hop”, terceiro álbum de estúdio do Boogie Down Productions. Mas vamos falar do Blueprint atual.
O artista, originário de Columbus, Ohio, construiu uma carreira ao longo de mais de duas décadas, tanto como produtor quanto como MC. Acabei trombando com o trampo do mano no YouTube, no clipe “The Second Chamber” .
Blueprint “The Second Chamber”
Marcado por uma habilidade de transitar entre batidas densas e rimas afiadas, sua trajetória reflete a evolução do hip-hop independente que também pulsa aqui no Brasil.
Em sua página no Bandcamp, vi que agora, em 2024, ele retorna com “Chamber Music II”, um álbum que pretende resgatar suas raízes como produtor e que será lançado pela gravadora Weightless Recordings no dia 5 de novembro.
Quem se liga no corre de Blueprint sabe que ele é conhecido por sua colaboração com o produtor RJD2 no duo Soul Position, um projeto que trouxe à tona suas habilidades como letrista (estou sabendo agora). Mas foi em 2004, com o lançamento de seu álbum instrumental Chamber Music, que ele mostrou ao mundo sua versatilidade num projeto sem rimas, focado inteiramente na produção. Aqui em Sampa, entre muitos rappers talentosos, temos o artista Jé Versátil, que segue essa linha de rimar e produzir…e que acaba de soltar um disco.
Blueprint “Falling Down”
Chamber Music se destacou no cenário underground por trazer participações de peso como Aesop Rock (queridinho dos editores do BF) e Vast Aire (Cannibal Ox). De acordo com nossas pesquisas, o álbum acabou sendo subestimado na época, já que a carreira de Blueprint como MC logo decolaria com o lançamento de outros projetos.
Depois do lançamento de “Two-Headed Monster” em 2018, que consolidou sua presença tanto como MC quanto produtor, Blueprint estava pronto para lançar mais um álbum em 2020. No entanto, a pandemia de Covid-19 interrompeu seus planos, cancelando turnês e deixando sua carreira em um momento de incerteza. A crise pessoal que seguiu, com dificuldades financeiras e emocionais, impactou profundamente o artista, mas também foi o combustível para sua busca por renovação.
Agora, vinte anos depois de seu primeiro álbum instrumental, Blueprint está de volta com “Chamber Music II”. O projeto é uma continuação direta do original, com participações de Illogic e The Orphanage, coletivo que inclui nomes como Slug (Atmosphere) e Aesop Rock.
Para o público leitor do Bocada Forte, que sempre acompanhou a cena underground com atenção, o retorno de Blueprint com “Chamber Music II” é mais do que um simples lançamento. Esperamos a chegada do mês de novembro!
Blueprint “Tough Times Don’t Last”
Blueprint “Fix Your Own Plate”