Carregando agora
×

Hip-Hop na Sala de Aula leva a Cultura pra dentro de escolas em São Paulo

Hip-Hop na Sala de Aula leva a Cultura pra dentro de escolas em São Paulo

ESPALHA --->

HHNSA_GOG01-scaled Hip-Hop na Sala de Aula leva a Cultura pra dentro de escolas em São PauloNos meses de março e maio de 2025, o projeto ‘Hip-Hop na Sala de Aula’ desembarcou em São Paulo e visitou 10 escolas, nas zonas sul, leste, ABC, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O Projeto, que começou em Brasília (DF), tem como destaque a participação do rapper GOG, o Poeta do Rap Brasileiro. A Equipe do ‘Hip-Hop na Sala de Aula’ tem uma mescla de Hip-Hoppers do Distrito Federal e de São Paulo, eu tive o prazer de ser convidado a fazer parte da equipe e colaborar na produção e organização das atividades.

Os 4 elementos da Cultura Hip-Hop (DJ, MC, Breaking e Graffiti) estiveram representados em todas as atividades, acompanhados de muita ideia e troca de conhecimento entre os alunos, o GOG e os convidados e convidadas. Com 50 anos completados em agosto de 1973, a Cultura Hip-Hop não precisa mais provar o impacto positivo que as suas manifestações artísticas causaram e ainda causam nos guetos do mundo. Levar o Hip-Hop para dentro das escolas não é nenhuma novidade, já existiram e existem inúmeras iniciativas nesse sentido e todas são muito bem vindas. O ‘Hip-Hop na Sala de Aula’ é mais um projeto que vem contribuir com a educação através dos elementos da Cultura Hip-Hop.

HHNSA_Geral01-scaled Hip-Hop na Sala de Aula leva a Cultura pra dentro de escolas em São PauloEm ambas as passagens por São Paulo o ‘Hip-Hop na Sala de Aula’ montou um time fixo com representantes de todas as manifestações artísticas do Hip-Hop, além da equipe de produção. Na primeira temporada, onde foram visitadas 5 escolas, o Rap foi muito bem representado pelo GOG, a dança por Will Locking (DF Zulu Breakers), o DJ por Marola, os MCs por Duafro, Mano W e Red Max, o Graffiti pelo Gamão Raxa Kuka, na produção e apresentação estivemos eu e o Professor Claudinho Silva (ex-ouvidor das Polícias de SP), Draucio na produção, Davi na coordenação geral e o Kaneda (Asfixia Social) e sua equipe ficaram responsáveis pelo som.

A passagem por São Paulo começou no dia 25 de março pela manhã, na Escola Estadual José Artigas, no Jardim Marilene (Diadema). O convidado nessa escola foi o DJ Tony Di, que demonstrou um pouco das técnicas de DJ e conversou com os alunos. No mesmo dia, na parte da tarde, fomos para o Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR) em São Bernardo, um local histórico e símbolo de luta e resistência na região do ABCD. Como convidados tivemos o Éder da Batalha da Matrix e MCs demonstrando a arte do improviso e como funcionam as batalhas. No bate-papo com o GOG, além das lideranças do território e a direção do PMMR, tivemos o prazer e a honra de contar com a participação do Sr. Milton Barbosa, o Miltão do MNU (Movimento Negro Unificado) e a sua companheira de vida e de luta, Sra. Regina Lúcia Santos (MNU).

HHNSA_PMMR01-scaled Hip-Hop na Sala de Aula leva a Cultura pra dentro de escolas em São PauloNo dia 26 de março, período da manhã, fomos para o extremo sul, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Procópio Ferreira, localizada no Jardim São Luís. Por lá, além da equipe fixa, tivemos como convidadas a DJ Tati Laser e a professora e psicóloga Elânia Francisca, que fez um bate-papo com o GOG e os alunos. Os MCs Mano W e Duafro fizeram muito bem a sua parte nas rimas e o Will Locking animou os alunos e alunas, conquistando vários fãs com seu talento e simpatia – isso foi uma constante em todas as escolas visitadas.

Na manhã do dia 27 de março, último dia da primeira passagem do projeto por São Paulo, foram visitadas duas escolas. Na parte da manhã estivemos em Rio Grande da Serra, na Escola Estadual Shisuko Ioshida Niwa, onde contamos com os convidados Jé Versátil e o poeta Sagat Jorge. Jé fez sua participação como DJ e também mostrou um pouco do seu talento no beatbox. Sagat mostrou algumas de suas poesias e junto com GOG bateu um papo com os estudantes. Quando os MCs fizeram o freestyle e convidaram os alunos pra rimar, descobrimos dois grandes talentos, um menino e uma menina. Saímos de lá e fomos para Ribeirão Pires visitar a Escola Estadual Dom José Gaspar, onde passamos a tarde. Sagat Jorge novamente nos acompanhou, por lá os alunos fizeram um mural em homenagem ao GOG inspirados pela música “Brasil com P” e foi um fechamento em grande estilo dessa primeira temporada.

HHNSA_Mural01-scaled Hip-Hop na Sala de Aula leva a Cultura pra dentro de escolas em São PauloA segunda temporada começou no dia 07 de maio, Davi não veio para a segunda temporada e para a função de Mestre de Cerimônia ganhamos o reforço de Fillipe Costta, da Ceilândia (DF), fundador do Projeto Eficientes. Logo pela manhã a visita foi na EMEF Almirante Sylvio Heck, no Jardim Itapura (Pedreira), como convidado tivemos a presença do músico e produtor Wesley Camilo, falando sobre a sua experiência. No mesmo dia, na parte da tarde, a parada foi na Escola Estadual Origenes Lessa, Jardim Elizabeth (Diadema). A convidada para essa atividade foi a Lauren Priscila, representando lindamente o Rap feminino e encantando todas e todos com seu talento.

No dia 08 de maio mais duas escolas receberam o Projeto ‘Hip-Hop na Sala de Aula’, na parte da manhã fomos até a região do Sacomã, na EMEF Joaquim Nabuco (Parque Maria Estela). Os alunos e alunas puderam conferir o encontro do GOG com o convidado Nelson Triunfo, dois personagens do Hip-Hop brasileiro com muita experiência e grandes histórias pra contar. Obviamente Nelsão dançou, rimou e convidou seu filho Jean para algumas intervenções na dança e no beatbox. Na parte da tarde fomos até a zona leste, no bairro da Mooca, na Escola Estadual Armando Araújo, onde mais uma vez tivemos como convidado um grande nome do Hip-Hop, esse conhecido internacionalmente, o pentacampeão mundial DJ Erick Jay. Os alunos, alunas, professores e professoras puderam conferir ao vivo uma performance do multicampeão, que também falou sobre a sua caminhada e respondeu perguntas dos estudantes.

HHNSA_ErickJay01-scaled Hip-Hop na Sala de Aula leva a Cultura pra dentro de escolas em São PauloA última escola dessa passagem do projeto por São Paulo foi a Escola Estadual Eusebio de Paula Marcondes, na Vila Campo Grande (Pedreira). A equipe chegou cedo e foi recebida por cerca de 500 pessoas, entre alunos, alunas e toda equipe de profissionais da educação, seguranças, limpeza, cozinha e algumas pessoas do Hip-Hop na região, como a DJ Claudia Verneck e a B.Girl Vivi (Força Break Crew). Como convidados tivemos o DJ Bola 8 (Realidade Cruel) e o Renan Inquérito. Bola 8 fez uma breve apresentação e falou sobre a importância do DJ, já Renan interagiu bastante com o público brincando com as palavras, juntamente com o GOG.

Em todas as escolas Gamão Raxa Kuka deixou um Graffiti de presente, seja em telas ou nas paredes, todas as artes tiveram uma temática sugerida pela coordenação da escola. Além disso, ele também teve em todas as visitas a oportunidade de falar sobre a sua experiência de mais de 20 anos e o seus projetos. Will Locking foi um dos grandes destaques por todos os lugares que passamos, sua simpatia, humildade e talento encantou os jovens. Todos que participaram tiveram a sua importância e com certeza os jovens e crianças vão lembrar desses momentos por muitos anos, foram quase 3 mil pessoas que tiveram a oportunidade de ter esse contato com a Cultura Hip-Hop e todas as suas manifestações artísticas na teoria e na prática.

GraffitiGamao07-scaled Hip-Hop na Sala de Aula leva a Cultura pra dentro de escolas em São PauloEu particularmente agradeço a confiança e consideração pelo meu trabalho e do Bocada Forte, foi muito gratificante. Estendo o agradecimento a todos os profissionais e trabalhadores das instituições visitadas pela recepção e acolhimento, bem como a todos e todas alunos e alunas. Durante todas essas atividades tivemos contato com o nosso futuro e pudemos ter mais uma vez a confirmação do quanto o Hip-Hop se faz necessário em espaços de formação. O Hip-Hop salva, cura, diverte, ensina, aprende, informa, educa e reforça a nossa esperança. Tenho certeza que todos nós da Equipe do ‘Hip-Hop na Sala de Aula’ voltamos para casa energizados, com as baterias recarregadas e renovados para continuar a caminhada!

Esse Projeto só foi possível graças a uma emenda parlamentar do Deputado Estadual de São Paulo, Vicentinho. É o dinheiro público sendo usado na cultura e na educação, nenhuma das escolas visitadas conseguiriam arcar com os custos de ter todas essas pessoas presentes, nomes importantes pro Hip-Hop brasileiro e mundial.

HHNSA_Equipe01-scaled Hip-Hop na Sala de Aula leva a Cultura pra dentro de escolas em São Paulo

Editor de conteúdo do Bocada Forte desde 2000, envolvido com a Cultura Hip-Hop desde o início dos anos 90. Sempre nas trincheiras, da quebrada pro mundo!