Centro Cultural Arte em Construção retoma atividades presenciais e conta com parceria do UNICEF e Secretaria de Cultura da cidade de SP

0
31

O Centro Cultural Arte em Construção, que fica no bairro Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, está novamente de portas abertas para a população da região e para quem mais quiser adentrar este universo criativo que vem inspirando transformações no bairro nos últimos 18 anos.

Durante o mês de julho, o espaço irá realizar uma série de atividades gratuitas destinadas à crianças e jovens do território, incluindo cursos livres em diversas áreas, formação em artivismo, apresentações artísticas e outras ações.

Com o apoio da Secretaria de Cultura do município de São Paulo, através do Fomento a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens, em 2022 foi iniciado o projeto “Retomada Arte Em Construção”. A iniciativa promove a manutenção do Centro Cultural Arte Em Construção e a oferta de oficinas culturais para a comunidade: teatralização de vídeos, criação de cenas teatrais, artesanato, e teatro e leituras para crianças. As ações ainda se estendem na cessão de uso do espaço para artistas e coletivos do bairro, e ações comunitárias desenvolvidas por parceiros.

O polo multicultural também segue com a oferta permanente de ações gratuitas de incentivo à leitura em sua biblioteca comunitária Milton José Assumpção, além de apresentações artísticas e cursos livres: de teatro, dança, circo, palhaçaria e artesanato,  com inscrições abertas no mês de julho.

Em uma iniciativa do UNICEF – Fundo das Nações Unidas Para a Infância, em parceria com o Instituto Pombas Urbanas, nasceu este ano o projeto “Artivistas em Construção” que a realiza a formação “Artivismo: Arte, Política e Território” e a distribuição de “kits conectividade” no bairro. As ações visam estimular a participação cidadã e fomentar o acesso à conexão digital para 250 adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no território.

O projeto contempla a criação de um núcleo formado por 60 adolescentes de 14 a 17 anos, engajados em atuar na transformação social do bairro, e que passarão por um processo formativo de participação cidadã por meio da arte.

“Queremos inspirar o “artivismo” como uma ferramenta de reflexão e comunicação para adolescentes da Cidade Tiradentes, buscando sensibilizar e problematizar suas causas e reivindicações sociais”, comentam os responsáveis pelo projeto.

No mês de Julho, também acontece uma temporada gratuita do Circo Teatro Palombar, um dos coletivos que nasceram a partir das ações do Centro Cultural Arte em Construção e que em 2022 comemora 10 anos de trajetória.

Nos dias 09, 16 e 23 de julho de 2022 (Sábados), 13, 20 e 27 de julho (Quartas-feiras) e 22 de julho (Sexta-feira), sempre às 19h30, o grupo apresenta “Circomuns”, que leva à cena pequenas fagulhas da Cidade Tiradentes, onde vivem seus integrantes, enxergando as poéticas deste território e a potência de vida de seus moradores, traduzindo-as para o universo circense.

Estudantes, motoboys, artistas de rua, eletricistas e outras pessoas comuns, viram protagonistas de suas histórias na luta diária da vida ao driblar contextos desfavoráveis com sagacidade e persistência. O espetáculo tem referências das culturas urbanas, como a pixação e o breakdance, e uma trilha sonora original composta por sons da cidade e ritmos urbanos como o hip-hop.

Sobre o Centro Cultural Arte em Construção

Desde o início de 2022, o espaço que é gerido pelo Instituto Pombas Urbanas e referência artística e comunitária na Cidade Tiradentes, tem retomado as atividades presenciais com objetivo de fortalecer e dar continuidade às ações socioculturais gratuitas que sempre realizou junto à comunidade e que já engajou milhares de crianças e jovens.

Estimulando o convívio social e o bem estar dos moradores por meio de atividades interativas, criativas e formativas, o CCAC se configura como um importante polo cultural na cidade de São Paulo que beneficia mais de 20.000 pessoas por ano.

Localizado em um dos bairros periféricos mais populosos da cidade, o CCAC tem o objetivo diário de criar espaços de diálogo, de encontro, de criação e expressão artística para a comunidade, promovendo o acesso à cultura e a ampliação do repertório sociocultural de crianças, jovens e adultos, revertendo este quadro de exclusão cultural exposto à população que vive no extremo leste da cidade de São Paulo.

Sobre o Grupo Pombas Urbanas

Criado e consolidado na periferia de São Paulo, o Grupo Pombas Urbanas foi formado pelo diretor peruano Lino Rojas (1942-2005) no ano de 1989 em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, a partir de uma experiência prática de fazer teatral com jovens do bairro.

A partir desta transformadora experiência teatral, em 2002, o coletivo criou o Instituto Pombas Urbanas, um espaço de compartilhamento deste processo artístico através de projetos socioculturais com foco no desenvolvimento cultural da Cidade Tiradentes, atuando por meio da arte, suas raízes culturais, étnicas e sociais, e da capacidade criadora, lúdica e transformadora da criança e do jovem.

Com 16 espetáculos difundidos nacional e internacionalmente, o grupo realizou milhares de apresentações em festivais, encontros e mostras teatrais no Brasil e América Latina, integrando a RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua e a Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade.

Em 2004, o Grupo Pombas Urbanas foi um dos pioneiros a realizar uma ocupação cultural na periferia da cidade, criando e estruturando sua sede, o CCAC – Centro Cultural Arte em Construção, um polo multicultural autônomo e comunitário no bairro Cidade Tiradentes, que conta com uma intensa e diversa programação totalmente gratuita, recebendo não só coletivos do bairro, mas também de outros locais do Brasil e do Mundo, dando acesso aos bens culturais para mais de 20.000 pessoas por ano.

No auge de seus 32 anos de trabalho continuado, o grupo desenvolveu uma profunda conexão com o bairro Cidade Tiradentes, periferia do extremo leste da cidade de São Paulo, atuando, desde 2004, com o teatro comunitário: criado, produzido e feito com, para e na comunidade. As produções do coletivo têm a marcante característica de refletir sobre a comunidade e o território em que atua.

Informações: www.facebook.com/GrupoPombasUrbanas e www.instagram.com/grupopombasurbanas

SERVIÇO: Retomada Centro Cultural Arte em Construção

Espetáculo “Circomuns”
Com Circo Teatro Palombar

Sinopse: Aqui circulam pessoas comuns, trabalhadores anônimos da cidade, cruzam histórias despercebidamente ao nosso olhar mas em uma dessas esquinas do bairro atravessam a sensibilidade de artistas de circo que não se enquadram na dureza cotidiana e buscam transformar instantes da vida em momentos de criação e potência. Duração: 60 minutos

Classificação Livre – Grátis

Quando: 09, 16 e 23 de julho de 2022 (Sábados) – Horário: 19h30

13, 20 e 27 de julho de 2022 (Quartas-feiras) – Horário: 19h30

22 de julho de 2022 (Sexta-feira) – Horário: 19h30

Onde: Centro Cultural Arte em Construção – Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP, 08471-000 – Telefone: (11) 99901-0785 / (11) 2285-5699

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.