Agora é oficial! Museu da Cultura Hip Hop RS será inaugurado em março de 2022

0
1

Esse ano foi anunciada a construção do primeiro Museu da América Latina totalmente dedicado a Cultura Hip Hop, o Museu da Cultura Hip Hop RS. A sigla no final determina a sua localização geográfica, o Museu irá ocupar o espaço de uma escola desativada na zona norte da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. No último sábado (28/08) Rafael Diogo dos Santos, o Rafa Rafuagi, em nome da A.C.H.E (Associação da Cultura Hip Hop de Esteio), assinou o termo de posse para a permissão de uso do prédio, que tem 3.800 metros quadrados.

Conversei com Rafuagi ao vivo no Instagram da Rádio Mixtura no dia 24 de agosto, onde inclusive ele havia anunciado em primeira mão que esse termo seria assinado. Ele falou sobre muitos detalhes e todo o processo para a aquisição de material histórico, um processo que busca juntar material físico, digital e porque não oral, afinal histórias também serão contadas. Rafuagi reforçou no bate-papo que essa construção é coletiva, respeitando todas as gerações e territórios, tanto que desde o início estão sendo realizados fóruns virtuais e o cadastro de Embaixadors de 9 regiões do estado – Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Cruz, Santo Ângelo, Esteio e Tramandaí.

https://www.bocadaforte.com.br/vaiembora
PUBLICIDADE

Confira como foi a conversa e entenda melhor como está acontecendo essa construção coletiva, compartilhada, apartidária, despida de egos e vaidades. O Rafa é um orgulho para a Cultura Hip Hop, ele foi além dos palcos e como eu mesmo disse na conversa, me lembrou o Preto Ghóez (ClãNordestino), que antes de falecer trabalhava na construção de um Hip Hop mais organizado em nível nacional.

Siga os perfis da A.C.H.E e também do Museu do Hip Hop RS para saber de tudo.

Na imagem destaque eu usei algumas das centenas de fotos que temos em nosso acervo para representar os elementos da Cultura Hip Hop e é também uma homenagem a duas pessoas especiais que tive o prazer de conhecer, o DJ Only Jay e o B.Boy Ted da Hackers Crew, que estejam em paz, ambos eram a essência da Cultura Hip Hop e tenho certeza que eles estão vivos em cada um de nós.

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.