Carregando agora
×

#AgendaBF: Xadrez Sem Muros ocupa o Grajaú com Hip Hop, e conversas sobre território e cidadania

#AgendaBF: Xadrez Sem Muros ocupa o Grajaú com Hip Hop, e conversas sobre território e cidadania

ESPALHA --->

No dia 27 de julho, o distrito do Grajaú, na zona sul de São Paulo, será palco de mais uma edição do Xadrez Sem Muros, evento que une cultura hip hop, vivências territoriais e práticas educativas por meio do xadrez. Com o eixo temático “Extremo, Legado e Continuidade“, a programação será realizada na Praça Anísio Barbosa (s/n), no Jardim Reimberg, das 14h às 20h, com entrada gratuita e diversas atrações. A iniciativa é viabilizada pela Lei de Fomento à Cultura da Periferia.

Segundo a organização do projeto, esta edição marca o início de um novo ciclo de atividades, previstas para os próximos dois anos. O foco é consolidar o território como espaço de criação, resistência e permanência, valorizando a ancestralidade e projetando novas possibilidades para o futuro.

FLYER_XADREZ_SEM_MUROS_QUADRADO_Geral1-1024x1024 #AgendaBF: Xadrez Sem Muros ocupa o Grajaú com Hip Hop, e conversas sobre território e cidadania

A programação contará com discotecagens de DJ DanDan, DJ Tati Laser e do residente DJ Effi, além de shows de artistas como Killabi, Beco, Sereia Afrikana, SabiSurf e Yara Kassandra.. A apresentação do evento ficará por conta do MC e educador Guilherme Treeze, conhecido por seu trabalho de base e atuação em batalhas de rima.

Um dos destaques desta edição será a roda de conversa com o DJ Cortecertu,  pesquisador, revisor, bacharel em biblioteconomia e editor do portal Bocada Forte,  e o rapper Rasul88, que também é doutor em Geografia pela Unicamp. A proposta do debate é abordar o hip hop como prática territorial e cidadã, analisando sua relação com as dinâmicas urbanas, as disputas simbólicas e a construção de saberes periféricos.

A pluralidade das expressões culturais do hip hop também estará presente na dança, com as Bgirls Bibi, Thaisinha e Bboy Pulga RTB, e no graffiti, com intervenções da artista Pam Gomes. O evento também conta com Mafu, Frenesi.

O xadrez, elemento central da proposta, estará presente com torneios interativos e o tradicional Xadrez Gigante, sob a condução do mestre Dudu Santos Neto e da equipe do Xemalami. As vivências com o jogo promovem aprendizado coletivo, raciocínio estratégico e ocupação lúdica dos espaços públicos, especialmente voltadas à juventude do território.

Para acompanhar as novidades e detalhes da programação, basta seguir o perfil do projeto nas redes sociais: @xemalami.

 Como os manos dizem:

“Nunca foi em vão. Vamonos.”