Carregando agora
×

#AgendaBF: Festival Nicho Novembro celebra cinema negro brasileiro com exibição gratuita de 32 filmes em São Paulo

#AgendaBF: Festival Nicho Novembro celebra cinema negro brasileiro com exibição gratuita de 32 filmes em São Paulo

ESPALHA --->

7ª edição do evento, de 5 a 9 de novembro, tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, apoia a 7ª edição do Festival Nicho Novembro. Com programação gratuita, o evento celebra o Mês da Consciência Negra com a exibição de filmes do cinema negro brasileiro, entre os dias 5 e 9 de novembro, no Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira, Itaú Cultural e Instituto Moreira Salles (IMS). Além das sessões presenciais, parte da programação estará disponível online, na plataforma Sala 54.

Referência na promoção do cinema negro brasileiro, o festival reafirma seu compromisso em fortalecer narrativas pretas no audiovisual. A programação inclui 32 títulos, entre curtas, médias e longas metragens, com obras realizadas entre a década de 1970 e 2025

Além das exibições, algumas sessões terão debates conduzidos pelas curadoras, Daniela Siqueira, Lorenna Rocha e Mariana Queen Nwabasili e pela diretora artística, Fernanda Lomba. A curadoria, que neste ano, é composta apenas por mulheres negras, que juntas apresentaram recortes e perspectivas próprias que revelam a pluralidade da mulher negra no audiovisual.

Pela primeira vez, o Festival Nicho, recebe a estreia de três curtas documentais produzido por novos talentos negros.Os filmes “Meu Nome é Tiana”, “Camisa 9” e “Melodia Ancestral” terão sua première no festival e no dia 10 de novembro, estará disponível em plataforma de streaming por assinatura.

As exibições no Centro Cultural São Paulo (CCSP), fazem parte do Circuito SPCine, rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo, criada para democratizar o acesso à cultura

REFERÊNCIA

O tema central desta edição é inspirado na publicação “Cinemateca Negra”, lançada em 2024 pelo Instituto NICHO 54, realizador do festival. A obra reúne artigos e uma lista inédita de 1.104 filmes dirigidos por pessoas negras no Brasil entre 1949 e 2022, constituindo o maior levantamento já realizado sobre a presença negra na direção cinematográfica nacional.
VISIBILIDADE NO AUDIOVISUAL
Durante o festival será realizada a segunda edição do LAB NICHO 54, espaço voltado ao desenvolvimento e à internacionalização de projetos. 8 projetos selecionados, irão receber 10 horas de consultorias e master classes, e posteriormente irão concorrer a um prêmio de intercâmbio internacional para o Marché du Film 2026, mercado do Festival de Cannes.

O prêmio de impulsionamento internacional é oferecido em parceria com o Instituto Guimarães Rosa e o Projeto Paradiso.

SERVIÇO:

Festival Nicho Novembro
De 5 a 9/11
Centro Cultural São Paulo – Itaú Cultural – Instituto Moreira Salles -Cinemateca Brasileira
Programação Gratuita
Confira a programação completa:
Link

apoi #AgendaBF: Festival Nicho Novembro celebra cinema negro brasileiro com exibição gratuita de 32 filmes em São Paulo

Conteúdo produzido por terceiros. Material enviado por assessorias de imprensa, agências, artistas e produtoras.