#AgendaBF: ANIMAGE 2025 exibe produções de Cabo Verde, Angola e Moçambique
ESPALHA --->
O ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco celebra 15 anos em 2025, consolidado como a principal vitrine da animação brasileira e uma das mais relevantes do mundo. De 7 a 12 de outubro, a programação apresenta 134 filmes de 51 países.
Entre os destaques, a Mostra Africana traz pela primeira vez obras de Cabo Verde, Angola e Moçambique, ao lado de produções da Tunísia, Chade, República Democrática do Congo e Argélia.
“Considerei importante nos aproximar dos países africanos de língua portuguesa e neste sentido gostaria de destacar as obras de Cabo Verde, Angola e Moçambique, países que até então não tinham sido contemplados anteriormente. Fazer as pesquisas para a curadoria da Mostra Africana é uma imersão na História da África, nas suas riquezas e nos seus conflitos também, mas sobretudo nos permite compreender um pouco mais do mercado de animação nas diferentes regiões daquele continente”, explica Kalor, curadora da Mostra Africana
Entre os títulos exibidos estão O Cego Nwavu (Moçambique e Portugal), que revisita tradições orais em uma aldeia imaginária; Filhas da Água (República Democrática do Congo), sobre trigêmeas que descobrem sua ligação espiritual com o rio; e 50 Kwanzas (Angola), retrato sensível da luta cotidiana de uma zungueira. Produções de Cabo Verde, como Catxupada e Peixe com Arroz, discutem meio ambiente e cultura alimentar, enquanto obras como Ambouba (Tunísia), Amigo Colonial (Argélia/França) e Arco-Íris (Chade) exploram heranças coloniais, ancestralidade e identidade.
Com expectativa de reunir 7 mil pessoas em 54 sessões, o ANIMAGE reafirma sua vocação de provocar debates, celebrar memórias e lançar o olhar para o futuro da animação no Brasil e no mundo. Criado em 2009, o festival se consolidou como referência ao reunir, ao longo de sua trajetória, obras premiadas em todo o mundo e novos talentos da cena nacional.
A programação completa já está disponível e, além da Mostra Africana, o festival apresenta ainda a Mostra Palestina, a tradicional Mostra Erótica e uma retrospectiva que celebra os 15 anos do ANIMAGE. A edição também traz masterclasses, oficinas e bate-papos com realizadores brasileiros e internacionais, reforçando seu caráter formativo e de diálogo.
O Festival ANIMAGE 2025 tem incentivo da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Prefeitura da Cidade do Recife e do FUNCULTURA – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura e Governo de Pernambuco, apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Embaixada da França no Brasil, Embaixada da República Tcheca, CCBA – Centro Cultural Brasil Alemanha, ADEPE – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Cine São Luiz, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE e Teatro do Parque. Realização da Rec-Beat Produções e Leão Produções.
Saiba mais: animagefestival.com | @animagefestival





Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião