Carregando agora
×

#AgendaBF: Abilio Ferreira lança ‘A casa de Fayola’ em São Paulo

#AgendaBF: Abilio Ferreira lança ‘A casa de Fayola’ em São Paulo

ESPALHA --->

Alô, Alô, Hip Hop! Nesta quinta, 25 de setembro de 2025, o escritor e jornalista Abilio Ferreira lançará o livro A Casa de Fayola (Ciclo Contínuo Editorial), na sede da Ação Educativa, em São Paulo. O evento contará com um bate-papo mediado pela pesquisadora Elisângela Lima (Unicamp) e apresentação teatral do grupo Impulso Coletivo, que adaptou trechos do conto que dá título à obra. A atividade terá entrada gratuita e inclui sessão de autógrafos.

A coletânea reúne sete contos publicados originalmente nos volumes de prosa dos Cadernos Negros, série organizada pelo grupo Quilombhoje, referência na afirmação da literatura negra no Brasil. Abilio integrou o coletivo entre 1984 e 1990, publicando em ao menos sete edições e participando de debates e encontros que foram decisivos para a formação de uma geração de escritores negros.

Em depoimentos para os próprios volumes, o autor já refletia sobre o “processo de embranquecimento sofrido na infância” e a importância da escrita como ferramenta de afirmação identitária. Em outro texto, destacou que os Cadernos criavam um espaço de reconhecimento para o leitor negro, ausente no mercado editorial da época.

A poesia e a prosa de Abilio emergem da vivência periférica e da resistência cultural, abordando contradições da intimidade, tensões raciais e a luta cotidiana contra o apagamento. Em Fogo do olhar (1989), já mesclava contos e poemas que traduziam essa busca estética e política. Em Antes do carnaval (1995), sua novela, mergulhou nos dilemas urbanos de homens e mulheres negras na metrópole contemporânea.

A nova obra resgata e reorganiza esses contos, oferecendo uma leitura amadurecida e contextualizada. O escritor e organizador da série, Márcio Barbosa, destaca que o diferencial de A casa de Fayola está no olhar voltado para personagens que vivem às margens da sociedade e fora do cânone literário, mas que, em sua escrita, ocupam papel central. São narrativas que transitam entre vilas comunitárias, bailes e ruas periféricas, onde convivem preconceito, violência, sonho e vontade de viver

Além da ficção, Abilio Ferreira tem se dedicado à pesquisa histórica. Em 2018, organizou o livro Tebas – um negro arquiteto na São Paulo escravocrata, recuperando a trajetória de Joaquim Pinto de Oliveira, conhecido como Tebas, arquiteto do século XVIII cuja contribuição foi invisibilizada pela historiografia oficial. Desde 2020, dirige o Instituto Tebas de Educação e Cultura, que atua na valorização da memória e da herança cultural negra

Sua produção também integra antologias no Brasil e no exterior, como Schwarze prosa/Prosa negra (1993, Alemanha) e Literatura e afrodescendência no Brasil (UFMG, 2011). 

Com informações do portal Literafro.

SERVIÇO

Lançamento do livro A casa de Fayola

Data: 25 de setembro de 2025 (quinta-feira), às 19h

Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque/SP

Entrada gratuita | Local acessível