Memória BF | Relembre o eterno clássico do Outkast, que hoje completa mais um ano

Publicado pela 1ª vez em 26.04.2019 com o título 'Primeiro álbum da dupla Outkast completa 25 anos'. Última edição em 26.04.21

1
475

Esse post foi publicado pela primeira vez em 26.04.2019, quando o álbum completou 25 anos.

Pega o telefone e manda um audio prs amigs avisando que exatamente hoje, o disco ‘Southernplayalisticadillacmuzik’ completa 25 anos! Sim, este trava língua é o nome do primeiro álbum da dupla Big Boi e Andre 3000 que formam o Outkast.

Dificilmente, quando este álbum foi lançado, seria possível prever que eles se tornariam, não com este disco, mas com o conjunto das próximas obras, um fenômeno da música mundial (eles ganharam 6 Grammys). Este primeiro trabalho não deixou dúvidas em relação a qualidade da dupla, mas não dava pra imaginar o nível de sucesso, qualidade e evolução que eles chegariam a atingir com os próximos discos.

A quantidade de grupos que sumiram e/ou ficaram apenas no primeiro disco durante os anos 90 é grande. Eram tempos de Golden Era, o Rap nivelado lá em cima. Vindos de Atlanta e conseguindo destaque entre os melhores de Nova Iorque e Los Angeles, Big Boi e Andre 3000 deram um grande passo na cena.

Eles vieram numa pegada g-funk com a levada do sul. Andre 3000 rima demais! Ouvindo novamente o disco, vejo que o Outkast foi subestimado. Acho que muito mais pela origem sulista da dupla, pois os grupos de lá tinham que ralar pra conseguir figurar entre os melhores. Big Boi e Andre 3000 conseguiram.
www.centralhh.com.br


PARCERIA PROMISSORA NA PRODUÇÃO

A produção do disco foi do Organized Noise, mentores dessa revolução do Rap sulista. Não é a toa que o coletivo de produtores é tema de documentário.

Em ‘Southernplayalisticadillacmuzik’, eles aproveitaram para introduzir na cena o Goodie Mob, grupo que Cee-lo Green fazia parte, e esse é outro artista que surpreenderia com seu sucesso no futuro. Goodie Mob participa da faixa “Call of tha Wild” e “Git up, get out”, a segunda é um puxão de orelha nos jovens que não querem nada da vida – “Você precisa se mexer e fazer alguma coisa, não deixe os dias da sua vida passarem, não gaste todo seu tempo tentando ficar alto” – rimam os rappers, na faixa que também é uma cutucada em muitos Raps que eram feitos com uma ideia inversa.

OUÇA A NOSSA PLAYLIST GRATUITA E SEM PROPAGANDAS

Voltando ao clássico em questão, a faixa “Players Ball” carregou esse disco nas costas literalmente. Ela foi lançada em novembro de 1993 e o vídeo da música teve produção de Puff Daddy (P. Diddy ou Sean Puffy Combs), que, como não é bobo nem nada, chamou a dupla para fazer a abertura de um show do Notorious B.I.G em Nova York.

O single da música, nesse meio tempo, já tinha vendido 500.000 cópias, ficou em primeiro lugar entre os singles de Rap da Billboard e se manteve entre as melhores por seis semanas. Já o disco, lançado quase um mês depois, ficou entre os 20 melhores e permaneceu assim por 26 semanas.

A VIDA NO SUL DOS EUA

Big Boi e Andre 3000 conseguiram fazer uma apresentação muito boa do lugar que vieram. Os rappers colocaram em muitas letras o que é a vida sulista e isso acabou sendo um diferencial. ‘Southernplayalisticadillacmuzik’ tem até uma lenta, a faixa “Funky Ride”, uma viagem com solo de guitarra e aqueles vocais distantes. São 17 faixas, 4 interlúdios e duas versões para a já citada “Players Ball”. O DJ que faz scratchs em algumas faixas é o Mr. DJ, que acabou participando do álbum e firmando uma parceria duradoura com a dupla. Tudo começou depois de uma conversa com o mestre Rico Wade (Organized Noize), que é primo do DJ.

https://www.youtube.com/watch?v=qdVhiudPqA4
Ouça “Fya”, música de Rica Silveira com produção e scratchs do DJ Cortecertu

Resumindo, o disco é bom demais. Não é um clássico só porque eles estouraram depois. Já era candidato a entrar pra história na época, mas muita gente acreditava que fosse um sucesso passageiro, sorte de principiante. Mas Big Boi e Andre 3000 vieram pra ficar e também conquistaram destaque com os outros dois discos (“ATLiens/1996” e “Aquemini/1998“), mas o sucesso absoluto e multipremiado veio com “Stankonia/2000” e “Speakerboxxx/The Love Below/2003“. Este último é indiscutivelmente inovador. Dois álbuns solo de cada integrante em um disco. Loucura!

A famosa afirmação de Andre 3000 faz muito mais sentido hoje: “O sul tinha algo a dizer”. Eu diria que o sul tinha muito, mas muito a dizer!

Ouça abaixo o disco completo:

1 comentário

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.