O som é: “Basketball”, quando Kurtis Blow chamou minha atenção

0
407

Por Cortecertu

O rapper Kurtis Blow faz 63 anos hoje. Lembro que, no início da década de 80, os mais velhos ouviam a música “The breaks”, um clássico do Rap. Mas o som que me marcou foi “Basketball”, lançado em 1984.

Eu tinha 13 anos e nem sei se escutei essa track pela primeira vez em 1984, mas, como os jovens que curtem trap hoje, me identifiquei mais com os timbres eletrônicos, elementos que não estão em “The breaks”. No Brasil da época, uma dança, uma música, uma onda que muitos diziam que seria passageira vinha dos EUA via TV.

Todos chamavam essa parada de break. Foi assim que tudo chegou até mim. Eu não tinha ideia do que era o Hip Hop e seus elementos. Muitos caras da minha idade se apaixonaram por aquelas batidas eletrônicas e cheias de groove. Os mais velhos ainda preferiam os sons mais acústicos do funk e do soul. Eu nem sabia que “Basketball” era um Rap. Nem como esse tipo de música era feita.

Hoje, graças ao YouTube, sei que aquela era a época da Roland TR 808, mas o beat/batida de “Basketball” foi feito numa LinnDrum, fabricada pela Linn Electronics entre 1982 e 1985. Quem programou a LinnDrum foi o baterista e produtor Jimmy Bralower, que trabalhou com ícones da década como Hall & Oates, Madonna, Steve Winwood, Peter Gabriel, Duran Duran, Cyndi Lauper, entre outros.

Citei beat/batida pela simples razão que, nos anos 1980, o que a gente chamava de beat era a bateria da música. Hoje beat é considerado todo instrumental.

Diz a lenda que a ideia da letra de “Basketball” foi uma sugestão da namorada de Kurtis, uma história que está no Wikipedia. Algo que eu nunca encontraria nas enciclopédias dos anos 1980.

Basketball
LinnDrum: Jimmy Bralower
Sintetizador: J.B. Moore
Sintetizador (baixo) : Gerald Charles
Guitarra: Curtis Bedeau
Backing vocals: Alyson Willians e Audrey Wheeler
Efeitos: Robert Ford
Locutor: John Condon

Confira os últimos vídeos em nosso canal

[wp-rss-aggregator feeds=”youtubebf”]

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.