Kurtis Blow, do Harlem para o mundo

Primeiro MC a assinar com uma grande gravadora, em 1979, Kurtis Blow é uma lenda viva do hip hop e sua história confunde-se com a da música rap

 Nascido no bairro do Harlem, em 9 de agosto de 1959, Kurtis Walker, mais conhecido como Kurtis Blow, deu seus primeiros passos na cultura hip hop ainda durante os anos 70. Dizem que seus primseiros contatos com o hip hop foi já aos 13 anos. Primeiro como dançarino de rua (breakdancer), depois como DJ, realizando apresentações em block-parties e clubes. Na época, ele usava o nome de Kool DJ Kurt. Em 1977, descobriu sua vocação para MC, mudando seu nome para Kurtis Blow. O ‘Blow’ foi uma ideia de seu produtor, Russel Simmons, que mais tarde fundaria uma das mais famosas gravadoras do hip hop, a Def Jam. Entre 77 e 78, Blow tornou-se sensação do underground, realizando apresentações no Harlem e no Bronx.

O single “Christmas Rappin‘”, lançado em 1979, pela gravadora Mercury, foi seu cartão de visita. Com este trabalho, Kurtis Blow tornou-se o primeiro artista do rap a fazer sucesso comercialmente, o que o tornou uma figura carimbada na história da cultura hip hop. Sua popularidade e carisma auxiliou decisivamente no impulsionamento da música rap no final dos anos 70, início dos anos 80. É inegável a influência do MC na pavimentação da estrada por onde passaram, logo em seguida, Grandmaster Flash e o grupo Run DMC.

Seu segundo single, “The Breaks“, lançado em 1980, rendeu a Blow o disco de ouro e o Top Five da Billboard. O termo é repetitivo, mas ele foi o primeiro artista do rap a receber tal certificação. Com a explosão desta música, o MC realizou turnês por todo os Estados Unidos e também em vários países. Nunca nenhum artista da cena hip hop tinha realizado tal feito. Pode-se dizer que Kurtis Blow, pela sua importância nos primórdios da cultura, foi influência certa de vários outros MCs que surgiriam nos anos seguintes. Apesar de simples nas rimas, seu flow e sua mensagem ajudaram de forma decisiva a música rap a se tornar mundialmente apreciada.

Seu primeiro álbum, também lançado em 1980, e que leva o seu próprio nome no título, chegou ao Top Ten, mesmo com o sucesso e a concorrência do clássico “Rapper’s Delight”, do Sugarhill Gang. Depois disso, vieram “Deuce” (1981), “Ego Trip” (1984), “America” (1985), “Kingdom Blow” (1986) e “Back By Popular Demand” (1988). Durante boa parte deste período, Kurtis Blow também atuou como produtor para diversos outros grupos e artistas da cena hip hop e r&b, como o grupo Fat Boys – que tiverem praticamente todas suas produções assinadas pelo MC.

Podemos destacar ainda, como sucessos do artistas, os sons “8 Millon Stories“, com Run DMC. e também a clássica “If I Ruled the World“, que foi música tema do filme Krush Groove, de grande sucesso nos anos 80.

Ouça os grandes sucessos de Kurtis Blow:

Fontes: All Music e Biography.com

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.