Memória BF l Há 20 anos MF DOOM mudava os rumos do underground

3
1505
MF Doom

Em 1999 MF DOOM (Daniel Dumile Thompson) deu um novo sentido, um novo rumo para o “Rap underground” em todo o mundo, claro que em muitos países mais de 90% do Rap dessa época era underground, caso do Brasil que ainda não tinha uma cena que poderíamos chamar de “mainstream”.

Com o lançamento do álbum de estréia ‘Operation: Dooms Day’, ele conseguiu uma visibilidade e um destaque na cena que surpreendeu, criou personagens, não sei se alguém já tinha imaginado fazer uma participação no próprio disco, mas depois dele isso passou a ser comum, muitos MCs começaram a criar apelidos alternativos para assinar em participações ou em outros projetos.

A data de lançamento do álbum, 20 de abril de 1999, é mais uma das polêmicas na carreira do MC, leia mais aqui

www.centralhh.com.br
PUBLICIDADE

Doom começou sua trajetória como Zev Lov X no grupo KMD, formado pelo seu irmão DJ Subroc e Rodan, esse último deixou o grupo antes de lançarem o primeiro disco (‘Mr. Hood’) e em seu lugar entrou Onyx the Birthstone Kid. As raízes deles no Hip-Hop são muito fortes, o KMD começou como uma Crew de Graffiti e também dançavam Breaking.

Esse disco é muito bom, é Rap dos anos 90 sujo e pesado, com muita participação do DJ nas faixas, cheias de scratches e colagens. O inglês mais estadunidense do Rap realmente conseguiu fazer a diferença e deixar seu nome marcado na história e junto com ele ainda trouxe outros caras, que assim como ele, não tinham tanto destaque no início dos anos 90, é o caso de MF Grimm.

bocadaforte.com.br/live
Clique no banner e conheça siga nossos canais

Tem muito mais, depois desse disco ele só cresceu e as parcerias que fez geraram muitos outros clássicos e os “A.K.As” (também conhecido como) foram aumentando, não ficou apenas no nome inspirado no vilão Dr. Doom (Marvel Comics), por isso o uso da máscara. Daniel, Zev Lov X, MF Doom, King Geedorah, Viktor Vaughn, Victor von Doom

Depois veio Madvillain (com Madlib), Dangerdoom (com DJ Danger Mouse), parcerias com Ghostface Killah, remixes, relançamentos, participações e novas versões desse mesmo disco, ele não parou e os próprios fãs e outros DJs fizeram inúmeros remixes.

Ouça o álbum completo pra conhecer ou relembrar

 

3 COMENTÁRIOS

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.