Memória BF | Em 2000, Tony Touch, referência latina no Hip-Hop, lançou seu primeiro disco

0
70

#MemóriaBF
Em 18 de abril de 2000, um veterano do Hip-Hop lançou seu primeiro trabalho, o disco “The Peace Maker”, seu nome é Tony Touch.

“The Peace Maker”, saiu pela Tommy Boy e contou com produções de DJ Premier, do Gang Starr, DJ Muggs (Cypress Hill), The Alchemist, além do próprio Touch. Gang Starr, Cypress Hill e Wu-Tang Clan, dentre outros, participam do álbum.

O DJ, também chamado de Tony Toca, faz parte da lendária Rock Steady Crew e foi influenciado pelos DJs Grandmaster Flash, Red Alert e Jam Master Jay. Ele começou no Hip-Hop como B-boy, no início da década de 1980 e também é MC e DJ.

Conhecido como o rei das mixtapes, lançou seis álbuns, além de várias compilações mixadas com Raps de artistas como KRS One, Kool G Rap, Big Daddy Kane, Wyclef, MOP, Big L, Mos Def e todos os outros grandes nomes da golden era. Suas mixtapes eram numeradas e quando chegou ao número 50, lançou uma especial e histórica com 50 MCs!

De origem porto-riquenha, Touch tornou-se uma referência no Hip-Hop. O DJ visitou mais de 30 países para mostrar sua arte, incluindo Japão, Austrália, Porto Rico, Londres, França, Grécia, Rússia, Alemanha, Colômbia, Suíça, Itália e Cuba.

No Brasil ele tocou em dezembro de 2006 no Club Royal, em maio de 2007 no Skol Beats e também em dezembro do mesmo ano, no show com B Real.

Tony Touch também tem passagens por rádios de Rap e atuou como DJ em turnês do Cypress Hill, do projeto Jazzmatazz, do rapper Guru, da Rock Steady e da dupla Beatnuts. O veterano continua em atividade divulgando a cultura de rua.

B Real, Pig Pun, The Beatnuts, Fat Joe, Thirstin Howl III, Furacão G, Doo Wop, são os MCs latinos que Touch admira.

Em 2004, Tony Touch lançou “The Peace Maker 2”, mas o DJ descarta a possibilidade de lançar outra continuação. “Acho que vou focar minha atenção em projetos dirigidos por artistas em vez de compilações”, afirma Touch em entrevista ao site Riotsound. Como diz o MC Kamau, o tempo dirá.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.